Donaldo Machava, do Ferroviário de Maputo, e Zeferina Marinho, da Universidade Pedagógica, em masculinos e femininos respectivamente, sagraram-se ontem vencedores da 16.ª edição da Corrida São Silvestre de Maputo.
O atleta “locomotiva” percorreu os 10 quilómetros em 35 minutos, 21 segundos e 43 centésimos, enquanto Zeferina cumpriu o percurso em 44.54 minutos.
Com uma temperatura favorável, Donaldo Paiva dominou a corrida nos primeiros cinco quilómetros, altura que emergiu seu colega de equipa, Tonderai António.
A partir daí assistiu-se a uma disputa promissora, que veio a diluir-se nos últimos dois quilómetros. Tonderai chegou a assumir a dianteira deixando o adversário directo a cerca de 30 metros.
Porém, Donaldo Machava tinha a lição estudada e nos últimos mil metros acelerou até à meta, deixando Tonderai sem argumentos, que cortou a meta com o tempo de 35.38.27 minutos.
O terceiro classificado foi Nelson Magaia, também do Ferroviário de Maputo, com o tempo de 36.22.65 minutos. Em femininos, a segunda e terceira posições foram ocupadas por atletas da Suazilândia, Winnile Minisi (45.05.65 minutos) e Samkelishu Ncoola (45.24.58 minutos), respectivamente.
Na categoria de veteranos, em masculinos, posicionaram-se nos três primeiros lugares Jacinto Mutombene, Napoleão Gomes e Issufo Yacubo, respectivamente. Em femininos, Sina Jaime superou a concorrência de Vitorina Joaquina e Phumizile Maphalala.