Início » Argélia no caminho de Moçambique

Argélia no caminho de Moçambique

Por admin

Argélia é o obstáculo de hoje na caminhada de “Moçambique” ao objectivo máximo de conquistar o Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino que decorre em Maputo desde a 

passada sexta-feira.

Depois de vencer na estreia o Zimbabwe por  e ontem bater-se com o Egipto (sem resultado até ao fecho da presente edição), o combinado moçambicano enfrenta hoje um adversário tradicionalmente acessível, antes de jogar com os colossos Costa do Marfim e Senegal, respectivamente na terça e quarta-feiras.

Moçambique disputa a primeira fase com as selecções nacionais do Zimbabwe, Senegal, vice-campeã africana de 2011 (perdeu a final com Angola), Costa do Marfim (outra das selecções tradicionalmente candidatas), Egipto e Argélia.

No grupo B estão Cabo Verde e Angola, campeã africana. Mas os destaques vão para o Mali (penúltima selecção campeã, bronze no último Afrobasket e uma da melhores selecções africanas), Nigéria (candidata também a vencer), Camarões e Quénia.
Apuram-se para os quartos-de-final as quatro primeiras classificadas de cada um dos dois grupos. A classificação nesta fase tem grande importância, devido ao emparelhamento dos jogos a partir dos quartos-de final.

Ou seja, o primeiro de cada grupo joga com o quarto do outro, enquanto os segundos têm de medir forças com os terceiros lugares.
Apesar de nunca ter ganho o Afrobasket, Moçambique aparece como natural candidato, estatuto reforçado pelo facto de jogar em casa e ter por base jogadores que já conquistaram títulos africanos em clubes.

Na véspera do arranque da competição, as jogadoras nacionais foram recebidas pelo Presidente da República, Armando Guebuza, o qual, incentivou-as a honrar o nome de Moçambique na quadra.

O Chefe do Estado lembrou às jogadoras que devem sempre apresentar-se em campo sabendo que os milhares de moçambicanos espalhados pelo país acreditam nelas.

 

 “Nós acreditamos em vós e sabemos que são capazes. Também sabemos que transportam no coração este grande Moçambique, com o seu maravilhoso povo”, sublinhou o Presidente da República, acrescentando que “o sonho dos moçambicanos deve ser concretizado por vós, porque vocês é que são Moçambique a partir de amanhã, (sexta-feira)”.

Disse ainda que “nós vamos aguardar pelos jogos e acompanharemos com toda a atenção o momento em que Moçambique fará parte da bela história do desporto mundial”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana