Início » Aprovado Plano de Actividades e Orçamento da FMF para 2016

Aprovado Plano de Actividades e Orçamento da FMF para 2016

Por admin

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) tem desde ontem disponíveis os dois instrumentos principais para o seu funcionamento, nomeadamente o Plano de Actividades e Orçamento de 2016, aprovados por unanimidade pelas associações provinciais no decorrer da Assembleia-Geral Extraordinária convocada para o efeito.

Os delegados (presidentes) das associações provinciais de futebol aprovaram os dois documentos submetidos à apreciação pela direcção da FMF por entenderem que os mesmos são fundamentais para a contínua melhoria da modalidade no país.

O plano de actividades está focalizado à movimentação das selecções nacionais “A”, Sub-20, Sub – 17, futsal, feminino e também à formação de treinadores e árbitros.

Os “Mambas” regressam à competição no próximo mês de Março com dupla jornada frente ao Gana para a qualificação ao CAN-2017. O primeiro desafio será a 23 de Março, no Gana, para quatro dias depois, realizar-se o jogo de retribuição em Maputo. Antes destes dois jogos, está previsto um jogo de controlo em Maputo com um adversário por definir.

Depois da dupla jornada com o Gana, Moçambique vai enfrentar o Ruanda, em Kigali, entre 4 e 5 de Junho, encerrando a campanha em casa, com as Maurícias, entre 3 e 4 de Setembro.

“Nestes jogos, queremos manter a esperança de qualificação ao CAN-2017, apesar de reconhecermos as dificuldades que vamos enfrentar por em dois jogos já disputados, não termos sido bem sucedidos”, disse Alberto Simango Jr., presidente da FMF.

Também no presente ano, as duas selecções dos escalões de formação serão chamadas a disputar as eliminatórias para o CAN-2017. Os Sub-17 e Sub-20 lutarão a partir do próximo mês de Abril ate o mês de Setembro em respectivas campanhas de qualificação aos CAN’s de Madagáscar e Zâmbia.

– Daremos todas as condições as nossas selecções jovens para que lutem sem sobressaltos pelo apuramento aos CAN’s, porque entendemos que o sucesso dos Mambas deve ser assinalado a partir da base,referiu o presidente da FMF.

Relativamente ao futsal, a seleção nacional já está no terreno a preparar-se para disputar a partir do próximo dia 15 de Abril, na África do Sul, o CAN. Moçambique está no Grupo-A, ao lado do país organizador, Africa do Sul, a Zâmbia e a Tunísia.

No CAN da África do Sul, se Moçambique posicionar-se entre os três primeiros classificados qualifica-se ao Campeonato do Mundo, que se vai disputar no próximo mês de Setembro, na Colômbia.

No plano interno, há a destacar o retorno ao Campeonato Nacional da Divisão de Honra, a ser disputado em cada uma das três regiões do país. A prova acarreta custos que a FMF promete comparticipar, num valor ainda por definir com as associações provinciais.

Aliás, os presidentes das associações provinciais saíram da AG de ontem com sinais de preocupação por não se ter revelado os números concretos dos valores a alocar aos clubes envolvidos. O modelo de disputa da competição será também definido brevemente.

Em termos de orçamento para o ano 2016, a FMF prevê um volume de despesas na ordem de 141 milhões e 427 mil meticais.

– Dos mais de 141 milhões de meticais de despesa apresentados, até hoje temos uma garantia de pouco mais de metade desse valor, ficando com um défice de cerca 55 milhões de meticais. Vamos implementar uma estratégia de marketing no sentido de rapidamente cobrir-se esse défice.

Simango Jr. afirmou que o seu elenco espera conseguir buscar o valor em falta para cobrir o défice orçamental e obter um ano positivo em termos de actividades e finanças na gestão do futebol moçambicano.

Na magna reunião de ontem, os delegados apreciaram e aprovaram outros instrumentos, nomeadamente o Regulamento de Taxas de 2016 – 2020 e o alargamento de 14 para 16 clubes no Moçambola 2016.

Custódio Mugabe
custódio.mugabe@yahoo.com.br

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana