Desporto

Apenas futebol e ténis voltam sem medalha

Das sete modalidades que Moçambique levou aos VI Jogos da Região V do Conselho Superior do Desporto de África, também designados por SCSA, que terminam hoje a tarde, em Bulawayo, apenas futebol e ténis é que voltam sem conseguir nenhuma medalha.

O máximo que a selecção nacional de Moçambique de Sub-17 conseguiu foi uma vitória (por 2-1 ante Suazilândia), um empate (a um golo contra o anfitrião Zimbabwe) e duas derrotas (2-0 com Angola e 2-1 contra Malawi). Os “Mambinhas” marcaram nos quatro encontros disputados quatro golos e sofreram seis, insuficiente para chegar às meias-finais do torneio de futebol.

Já o ténis moçambicano, que ocupou o sétimo lugar da classificação geral (ganha pela África do Sul), não fez melhor que há dois anos, pois conseguiu apenas uma vitória que permitiu que Cláudia Sumaia passasse uma eliminatória.

Mas depois baqueou irreconhecivelmente por duplo 6/0 ante o número um do torneio, Valeria Bhunu, que era a cabeça de série do torneio feminino, que contou com 16 atletas. Os restantes três (Diana da Costa, Armindo Nhavene e Belmiro dos Santos) perderam logo na estreia.

PARALÍMPICOS COMO SALVAÇÃO

A dificuldade que há na disponibilização de informações em relação aos outros países dificultou à altura do envio deste trabalho uma análise clara da posição que Moçambique poderá ocupar na classificação geral.

No entanto, com um total de 21 medalhas conquistas (oito de ouro) estava claro que não repetiria as 10 de ouro da edição passada, havendo dúvidas em relação à posição final.

Tal como há dois anos, o atletismo paraolímpico, como se esperava, voltou a ser a categoria (modalidade) com maior número de medalhas. Até ao fecho deste espaço os paralímpicos já contabilizavam 13 medalhas, seis de ouro, três de prata e quatro de bronze, com a corredora Edmilsa Governo (T-13) ser a mais dourada com três medalhas nos 200, 400 e 800 metros.

Nos convencionais destaque para Creve Machava que conseguiu duas medalhas, sendo uma de ouro (400 barreiras) e outra de bronze (110 barreiras).

A nível da natação Jannah Sonnenschein ainda conseguiu devolver moçambique ao pódio depois de há dois anos ter regressado sem qualquer medalha.

Para além de ter conquistado medalha de bronze nos 100 mariposas com o tempo de 1.03.77 minutos, Jannah ainda puxou pelos galões com um arranque espectacular que permitiu no final a conquista de bronze nos 4X100 (4.18.55minutos) em que fez quarteto com Jéssica Francisco, Gisela Cossa e Sassa Francisco. 

O boxe terminou seu torneio com duas medalhas o que permitiu que ocupasse o sexto lugar da classificação geral numa modalidade que contou com a participação de 10 países.

Lourenço Cossa, que há dois anos foi medalha de bronze, conquistou uma prata e o jovem (15 anos) Vuzane Fernando Máquina ficou-se pelo bronze na sua estreia internacional.

O pugilismo moçambicano ainda teve duas medalhas de ouro, no entanto não contabilizados na classificação geral porque Hélio Castelo (52kg) e Paulo Jorge (60kg) são dois meses mais velhos do que é permitido no torneio de boxe, daí que competiram num campeonato "paralelo" com outros atletas nas mesmas condições.

O judo foi a primeira modalidade a dar pódio a Moçambique com Natália Isabel Taju, nos -52 kg, de prata, e Aiton Siquire, -73 kg, a de bronze.

Com quatro atletas em prova o judo moçambicano, cujo torneio durou apenas um dia, acabou em quinto lugar da classificação geral num grupo de nove países, mercê destas duas medalhas.

VIAGEM DE REGRESSO

INICIA LOGO À NOITE

A viagem de regresso à Pátria começa princípio desta noite de domingo logo após a cerimónia de encerramento que terá lugar no Barbourfields Stadium.

Rui Albasini, chefe da Missão Moçambique, disse-nos que a logística está sendo preparada de modo que após a cerimónia de encerramento os cerca de 140 moçambicanos aqui presentes passem a última refeição na terra dos Ndebeles e iniciem a viagem de regresso, que se prevê termine amanhã, pois acredita-se que seja menos cansativa do que foi a vinda (saiu-se no dia 1 de Dezembro e chegou-se dia 3).

Pano sobre SCSA cai esta tarde

Os VI Jogos da Região V do Conselho Superior do Desporto de África, também designados por SCSA, que vinham decorrendo desde o dia 5 de Dezembro, em Bulawayo (Zimbabwe), terminam esta tarde com a disputa da final de futebol seguida pela cerimónia de encerramento no Barbourfields Stadium.

Durante os dez dias de competição, 1308 atletas em representação de 10 países da zona Austral de África (Moçambique, Namíbia, África do Sul, Lesotho, Malawi, Zâmbia, Suazilândia, Botswana, Angola e Zimbabwe) competiram em atletismo (paralímpico e convencional), boxe, basquetebol, futebol, judo, natação, ténis e netball, mas Moçambique não disputou esta última.

Atanásio Zandamela, em Bulawayo, com apoio do INADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo