Várias actividades desportivas e culturais marcaram ontem, no Município de Inhambane, o encerramento da Semana Nacional do Desporto que decorreu de 19 a 27 de Setembro em todo país.
Houve légua, ginástica aeróbica massiva, corridas de velocidade para pessoas com deficiência de ambos sexos, regata, jogos tradicionais e futebol entre velhas glórias e jornalistas sediados em Inhambane.
Tudo emocionante e carregado de adrenalina que transformou a cidade capital de Inhambane de pacata para movimentada.
No final foram entregues vários prémios, como televisores plasmas, micro-ondas, equipamento de pesca, ventoinhas e dinheiro para alimentos até 10 mil meticais, o que deixou alguns praticantes federados e populares bastante motivados para a prática contínua do desporto.
A Directora Nacional do Desporto, Amélia Cabral, em representação do ministro do sector, Alberto Nkutumula, disse no seu discurso de encerramento que “a Semana Nacional do Desporto atingiu plenamente os seus objectivos, especialmente na província de Inhambane”.
No entanto, Amélia Cabral sublinhou que “precisamos ainda de desbravar o terreno para que o nosso desporto chegue às zonas recônditas”.
A escolha de Inhambane para sede das cerimónias centrais de encerramento da Semana Nacional do Desporto foi justificada por Amélia Cabral pelo facto de a província “estar na vanguarda da massificação do desporto através de diversas actividades de carácter recreativo, infanto-juvenil, escolas e outras”, fazendo estender a prática do desporto às comunidades.
Estiveram presente na cerimónia, o Director Geral do Instituto Nacional do Desporto, António Munguambe, os representantes da Administradora do Distrito de Inhambane, do Director Provincial de Transportes e Comunicações e do presidente do Município de Inhambane.
Todos dirigentes sublinharam a importância da prática desportiva para a saúde humana e para a consolidação da Unidade Nacional, sempre na perspectiva de um país de paz de paz duradoira.