Desporto

Academia de Xadrez investe na massificação nas escolas

A Academia de Xadrez da Matola entregou semana finda 700 tabuleiros de jogos e três para os monitores, para serem usados no programa de massificação da modalidade nas escolas do ensino primário daquela região do país.

O apoio surge no quadro do Plano Estratégico daquela academia, o qual prevê a massificação do xadrez em todo o país, num programa coordenado com o Sector da Educação.

A cerimónia juntou direcções provinciais dos sectores de Educação e Desenvolvimento Humano e da Juventude e Desporto, alunos e xadrezistas.

Intervindo no acto, o director geral da Academia de Xadrez da Matola, Domingos Langa, disse que o gesto enquadra-se no projecto de massificação da modalidade, cujo objectivo final é colocar todo o país a jogar xadrez.

Langa sublinhou que só com material de qualidade disponível nas escolas as crianças podem desenvolver o gosto pelo xadrez e daí aprenderem a encontrar soluções exactas para os problemas do dia-a-dia.

Revelou que nos próximos tempos serão contempladas outras províncias do país, cujas direcções provinciais de educação e Desenvolvimento Humano já estão a preparar a formação dos professores.

“Por estarmos num ano de realização do XII Festival Nacional de Jogos Desportivos Escolares, na Cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado, quero aproveitar esta ocasião para reiterar a nossa disponibilidade para prestarmos o nosso apoio material e técnico para o sucesso do evento, à semelhança do que proporcionamos no X festival realizado na Província do Maputo”, disse.

Referiu que Moçambique tem muito talento para produzir mais Mestres de Xadrez e colocar o seu nome entre os melhores praticantes desta modalidade no Mundo.

Para isso, segundo o dirigente, é importante o país continuar a investir na formação dos diferentes agentes da modalidade, com enfoque para o jogador, tendo sempre em conta que a prática do xadrez é um puro exercício da mente e de desenvolvimento de capacidades de pensar para a tomada da melhor decisão perante um problema.

TODA PROVÍNCIA EM MOVIMENTO

Por sua vez, a directora Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano de Gaza, Gina Guibunda, disse que se trata dum apoio que aquele território necessitava para a massificação da disciplina de xadrez.

“O xadrez é um aliado natural da matemática. Como sabeis, matemática é justamente a disciplina onde temos muitos desafios. É justamente nas ciências naturais onde precisamos melhorar cada vez mais o nosso aproveitamento”, referiu.

A dirigente comprometeu-se em tudo fazer para que o ABC do xadrez seja uma realidade nas escolas da província, em especial aquelas que se vão beneficiar do material.

“Ao nível das escolas a Província de Gaza tem vindo a desenvolver um programa de iniciação, sobretudo nas escolas da cidade, não obstante o problema de material, que tem sido o principal obstáculo para a expansão desta modalidade. Felizmente, esta dificuldade vai reduzir”, anotou.

É muito material! Assim reagiu o director Provincial da Juventude e Desporto de Gaza, Fernando Pinho, depois de testemunhar “in loco” a entrega dos tabuleiros àquela província.

Referiu que a grande preocupação neste momento é o destino a dar ao material, considerando que só um tabuleiro pode permitir que 60 pessoas joguem por dia.

“No xadrez, faltando só uma peça é um problema, e há peças insubstituíveis. É preciso conservar este material e seria bom que as escolas que receberem o material depois nos reportarem o impacto para transmitirmos os resultados à Academia de Xadrez da Matola”, referiu.

Fernando Pinho disse que o material doado pode movimentar toda a província de Gaza, o que pode concorrer para o despontar de bons xadrezistas no futuro.

“Há muitas federações desportivas que ainda não conseguiram mandar para Gaza qualquer material nos últimos anos, por isso este gesto é mais significativo”, anotou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo