Início » Academia de Xadrez implanta-se em Sofala

Academia de Xadrez implanta-se em Sofala

Por admin

A Academia de Xadrez da Matola acaba de instalar uma delegação na cidade da Beira, capital provincial de Sofala, no cumprimento do seu programa de expansão pelo país.

A agremiação está vocacionada a massificação da modalidade a nível nacional, em parceria com o Ministério da Educação.

Domingos Langa, patrono daquela organização, explicou que “o nosso objectivo principal é de que o xadrez seja uma modalidade praticada em todo Moçambique. É uma maneira de proporcionar oportunidade de praticar desporto aos que não podem jogar futebol, basquetebol, boxe e outras modalidades. Apesar do xadrez ser o desporto que traz mais ganhos ao ser humano, ainda não é actividade obrigatória nas escolas públicas”.

– Neste momento estamos a formar professores em matéria de xadrez, independentemente de serem ou não professores de Educação Física. E estamos a equipar as escolas primárias do 1º grau com material trazido de fora, já que no país ainda não é fabricado. 

Recentemente, aquela organização procedeu à formação de professores de xadrez no distrito de Xai-Xai, província de Gaza.

Acções idênticas já tiveram lugar nas cidades de Maputo, Maxixe, Inhambane e Matola e vila municipal da Namaacha, o que vem permitindo que as crianças de várias zonas do país, através dos professores formados, tenham contacto directo com esta modalidade considerada nobre para a criatividade mental.

Domingos Langa disse que um dos principais constrangimentos para a prática do xadrez no país é a escassez de material para a sua massificação.

“Só uma boa massificação nos pode garantir a produção de atletas competentes e vencedores na alta competição. De escola crescemos para Academia de Xadrez, mas o nosso horizonte continua o mesmo”, frisou Domingos Langa.

O dirigente referiu que para a massificação da modalidade aposta seriamente na formação dos professores em matéria de Xadrez.

“O nosso esforço já resultou nas províncias de Maputo, Inhambane e cidade de Maputo. Já iniciamos na província de Gaza e agora estamos na fase de inserção em Sofala, o que nos contenta bastante, sobretudo por termos empresas ao nosso lado para este projecto de pôr todo Moçambique a jogar xadrez”, sublinhou.

Ainda de Domingos Langa soubemos que “nos próximos três anos todas as escolas do país estarão abarrotadas de material de xadrez.” Isso porque o projecto em curso visa cobrir todas as escolas primárias do nível 1 do Moçambique inteiro.

A primeira aposta de Domingos Langa foi a criação da Escola de Xadrez da Matola, que ao longo de muitos anos produziu xadrezistas que hoje são “craques” da modalidade e representam o país em várias ocasiões.

Do sucesso da Escola emergiu a Academia de Xadrez da Matola, esta que hoje é responsável pelo renascimento deste desporto onde já não se praticava e sua implantação onde nunca existiu.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana