Consultório Médico

Onde guardar medicamentos em casa?

Afinal, onde devemos guardar os medicamentos em casa? Este é o dilema com que algumas pessoas se debatem na hora de decidir. Há quem pense que o local ideal é a casa de banho, onde algumas pessoas têm a sua caixa de primeiros socorros. Outros  pensam que devem guardar na mesinha de cabeceira do quarto. Outras deixam onde calha, tanto pode ser na cozinha, em cima da geleira, em cima do aparador, etc, etc.

Não é tudo. Há quem guarde os vários tipos de fármacos num mesmo recipiente desde blister de comprimidos por usar e já usados misturados com saquinhos de plástico contendo comprimidos e que, não poucas vezes, não se consegue ler o nome do medicamento, amiúde rotulado a mão. Mas, prontos.

A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz solar, pelo que devem ficar resguardados desse factor e sempre que possível na sua embalagem original. Entre os factores que deterioram medicamentos, a umidade é um dos mais importantes.

O calor é outro grande factor que actua contra a qualidade: a princípio todo e qualquer medicamento deve ser conservado em temperaturas inferiores a 25ºC.

 Neste contexto, os fármacos devem ser mantidos em local seco, preferencialmente em prateleiras, afastados das paredes, e nunca no armário da casa de banho ou em cima da geleira.

De ressalvar que vários medicamentos requerem condições especiais de conservação. Efectivamente há medicamentos que devem ser guardados na geleira a uma temperatura inferior como é o caso das vacinas, alguns colírios e certos antibióticos preparados.

O habitual, é que os medicamentos que precisam de estar conservados na geleira, estejam a uma temperatura entre 2 e 8ºC.

Por isso, é estritamente necessário ler atenciosamente o prospecto dos medicamentos e seguir as instruções de conservação indicadas.

É, também, muito importante guardar os medicamentos em um lugar que fique fora do alcance das crianças. Desta forma, evita-se que os pequenos corram o risco de sofrer uma intoxicação e ponham em perigo sua saúde.

Guardar os medicamentos em suas embalagens originaise com seus prospectos correspondentes é a melhor forma de os manter nas condições de armazenamento adequadas, além de poder identificá-los facilmente e saber sua data de validade.

Chegados aqui, percebe-se que a casa de banho e a cozinha não são os locais mais indicados para guardar medicamentos.

P.S.  O lugar ideal para guardar os medicamentos em casa é uma caixa de primeiros socorros que esteja situada em num lugar limpo, seco e fresco. Para assegurar o bom estado dos medicamentos, é recomendável mantê-los a uma temperatura que não supere os 25º. Além disso, os medicamentos não devem ficar expostos, em nenhum caso, à luz directa do sol.

Texto de André Matola

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo