Início » Dismenorreia: Dores que afligem mulheres

Dismenorreia: Dores que afligem mulheres

Por admin

Mensalmente as mulheres convivem com as dores menstruais. Algumas antes e outras durante o ciclo menstrual. O grande dilema é que muitas delasnão sabe explicar a origem dessa dor. Contudo, criam um meio deamenizá-la. 

Dismenorreia ou Cólica menstrualsão dores intensas que ocorrem antes e durante o ciclo menstrual. Ela surge na região pélvica por baixo do umbigo e é causada pelo aumento da produção de uma hormonadenominada prostaglandina.

Ao longo dos dias em que a mulher fica menstruada esta hormona é libertada na camada interna do úteroprovocando contracçõesdolorosas.

A menstruação ocorre com a descamação das paredes internas do útero quando não acontece a ovulação.     Não ocorrendo, a hormona denominado prostaglandina faz com que o útero tenha contracções para expelir a membrana interior nela existente, o endométrio. Este por sua vez se desprende dando origem à menstruação que é a expulsão do sangue e da membrana interior uterina.

A intensidade da dor menstrual não é mesma em todas as mulheres, pois estas variam de organismo para organismo. Esta dor tem sido intensa no primeiro dia do ciclo menstrual e às vezes é acompanhada de outros incómodos tais como náuseas, vómitos, diarreias e vertigens que podem criar desconforto na mulher.

Segundo estimativas, as dores menstruais atingem aproximadamente 50 por cento das mulheres e podem aparecer desde a primeira menstruação na adolescência até à menopausa. Não há idade específica para o aparecimento delas.

Estas cólicas podem ser classificadas em primária e secundária. A dismenorreia primária é aquela que ocorre sem que haja lesões nos órgãos pélvicos. Geralmente, surge nos ciclos menstruais normais e logo após as primeiras menstruações na adolescência e desaparecem ou reduzem significativamente quando a mulher atinge a faixa dos 20 e poucos anos.

Em alguns casos isso só ocorre após a gravidez. Estas dores, como foi acima referido, são causadas pelo aumento da produção de prostaglandina no útero, responsáveis pelas contracções uterinas dolorosas.

É classificada como secundária asdores provocadas pela alteração do sistema reprodutivo com o surgimento de miomas uterinos, infecção ou anomalias de origem congénita na anatomia do útero ou vagina. Também podem ser causas da dismenorreia secundária, o uso de dispositivo intrauterino (DIU), um aparelho anticoncepcional.

O tratamento das cólicas menstruais primárias é feito com base em drogas anti-inflamatórias não-esteroides. Para o caso das dismenorreias secundárias é realizado tratamento das dores.

Entretanto, recomenda-se sempre que se recorre a uma consulta médica, pois somente o médico ginecologista poderá avaliar com segurança o estado do paciente.

in www.buscofem.com.br

Por Luísa Jorge
luísajorge@snoticias.co.mz

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana