Início » Cuidados a ter com a pele

Cuidados a ter com a pele

Por admin

O Verão está à porta. É nesta época que mais se frequenta espaços livres como as praias, piscinas, esplanadas e se abusa de trajes que deixam a nossa pele menos coberta, ficando mais exposta a factores externos que podem agredir a epiderme.  

Existem várias razões para uma atenção especial à nossa pele. É que desempenha várias funções que contribuem para o equilíbrio do próprio organismo.

Por outro lado, é responsável pela regulação da temperatura corporal, elimina algumas substâncias tóxicas, controla a desidratação e luta contra infecções.

A exposição excessiva da pele aos raios solares, às poeiras e aos ventos tem um efeito que pode levar ao aparecimento de sardas, manchas, rugas e até tumores benignos cancerosos e não cancerosos.

é importante realçar que o sol é conhecido como maior causador dos vários tipos de cancro de pele.

De acordo com a médica dermatologista Amélia Cunha, sempre que há exposição solar importante que se passe na pele um creme que possua Factor de Protecção Solar (FPS) de acordo com a pigmentação.

Temos que proteger a pele diariamente. Felizmente a pele negra tem uma certa protecçao contra o sol fornecida pela melanina. Ela não precisa de muitos cuidados. Pode-se usar um creme com um Factor de Protecção Solar de 15 a 20, disse Amélia Cunha.

Segundo a nossa entrevistada para a pele clara é recomendável que se use um Factor de Protecção Solar de 30 em diante. Nas pessoas que vivem com albinismo, a protecção solar tem de ser de ecrã total, ou seja, acima de 50.

Domingo a partir das 11horas as pessoas estão em direcçao a praia de Costa de Sol ou a Catembe. Não é correcto, á praia deve-se ir de manhã ou a tarde, sublinhou.

Outro factor a ter em conta quando se trata de cuidados com a pele é a limpeza e hidratação. Recomenda-se dois banhos diários e a hidratação da pele com um creme.

Para contrariar alguns hábitos, Amélia Cunha revelou que no Verão devemos evitar o uso de vaselina para o corpo, uma vez ser bastante gorduroso e ser composto por  um componente que provoca o fechamento dos poros.

Para além de dificultar a respiração da pele, a gordura que contem na vaselina facilita a proliferação de bactérias e fungos o que pode desenvolver dermatoses irritativas e infeciosas, explicou Amélia Cunha.

Constituição da pele

A nossa pele é composta por três camadas nomeadamente a epiderme, derme e a hipoderme.

A hipoderme constitui a camada mais profunda da pele e contém uma camada de gordura. Abriga também vasos sanguíneos e nervos.

A derme contém pequenos vasos sanguíneos e nervos, assim como os fios de cabelo e as glândulas sebáceas.

As glândulas sebáceas produzem sebo, uma substância oleosa que cobre a camada externa da epiderme, fornecendo assim uma barreira de proteção para a pele dos perigos exteriores.

E por último temos a epiderme que é a primeira camada da pele. É onde se encontram as células queratinosas, responsáveis pela escamação da pele.

 

Por Luisa Jorge

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana