Carta dos LeitoresDestaque

Moçambique brilha na Índia

Moçambique participa no Surajkund International Crafts Mela, em Faridabad, Haryana, na Índia, evento que regressa depois de dois anos de hiato por causa da covid 19, com um grupo de 10 artistas: dois artesãos, Eduardo Elissane e Carlitos Buana; músicos dos Massukos, Simão Fontes, Feliciano dos Santos, Merce Combe e Chaibo Gemusse; Actriz Cândida Bila e os bailarinos Alexandra Jamisse, Luís Sala e José Jalane. Os moçambicanos apresentaram em duas ocasiões ao longo da última semana a peça “Moçambique Que Eu Quero”, obra escrita e dirigida pela actriz Cândida Bila, com interpretação dos bailarinos Alexandra Jamisse, Luís Sala e José Jalane.

“Moçambique Que Eu Quero” é um espectáculo que retrata o amor através da dança a disputa por uma bela mulher chamada justamente Moçambique, que desperta o interesse de dois homens. Na disputa, os dois adversários não hesitam em recorrer a todos os expedientes – incluindo a guerra – para lograrem os seus intentos. No entanto, quando sentem que estão a perder Moçambique, unem-se para reconstruir e recuperar o coração destruído pelo egoísmo e ganância individual.

Os Massukos, por sua vez, irão explorar temas extraídos dos seus quatro discos, num estilo mais acústico. Os artesãos, a grande atracção do festival, irão explorar diversas oportunidades de negócio, demonstrar a sua arte e interagir com artesãos de outros países.

O Surajkund International Crafts Mela, que mostra o tecido cultural da Índia, já vai na sua 35.ª edição e é organizado em conjunto pela Autoridade Surajkund Mela e Turismo Haryana em colaboração com os Ministérios da União de Turismo, Têxtil, Cultura e Relações Exteriores. A feira internacional de artesanato, que decorre desde 19 de Março, termina no dia 4 de Abril próximo.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo