Desporto

Vinte anos formando profissionais do desporto

Amanhã tem início o 1º Seminário Nacional de Ciências do Desporto e Educação Física, sob lema “um compromisso com o futuro”. A Faculdade de Educação Física e Desportos (FEFD) da

 Universidade Pedagógica completou 20 anos de existência em Fevereiro de 2013, cujas festividades estão em curso desde 10 de Agosto, data em que no mesmo ano entrou em actividades. Do programa, destaque para a realização do 1º seminário nacional que se realiza nos dias 19 e 20, em Maputo.

 

Importa dizer que a FEFD não nasceu do nada, proveio do Instituto Nacional de Educação Física (INEF), e resultou ainda da extinção das escolas de Educação Física de Quelimane e de Maputo.

Já no período colonial existiam instrutores de Educação Física, que formavam até nível de licenciatura. Depois da Independência Nacional, em 1975, essa formação foi interrompida.

 A formação dos profissionais de Educação Física foi então recomeçada com um grupo de cidadãos de que faziam parte António Prista, Humberto Coimbra, Abdul Abdulá, Martinho Fernandes, Camilo Antão, Fátima Binazi, Margarida Abranches, Rui Tadeu, Jonas Xerindza, José Pereira e Pio Matos.

É com estes que em 1976 surge a Escola de Educação Física de Maputo e, um ano depois, a Escola de Educação Física de Quelimane. O primeiro curso foi de 6ª classe mais seis a doze meses. Seguiu-se o curso de 6ª classe mais cinco anos.

Foi extinta a escola de Quelimane e a de Maputo passou a leccionar curso de 9ª classe mais três anos, dando origem, em 1986, do Instituto Nacional de Educação Física (INEF). Seguiu-se a formação de 10ª classe mais três anos.

Em 1993 nasce a Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto, funcionando em paralelo e no mesmo local com o INEF. A faculdade formava professores para o ensino secundário e o INEF para o ensino primário. Em 2003 foi extinto o INEF, tendo as suas funções e estudantes sido transferidos para os IMAPs (Institutos de Magistério Primário).

De realçar que a faculdade foi primeiramente frequentada por professores de Educação Física que estavam em diferentes frentes, dentre eles José Dimitri, actual Inspector – geral da Juventude e Desportos, Inácio Bernardo, director nacional dos Desportos, Fernando Pinho, director provincial da Juventude e Desportos de Gaza, Rui Albasini, do quadro directivo do INADE, Pedro Pessula, docente universitário, Tomé Enes, ex-director provincial da Juventude e Desportos do Niassa, Sílvio Saranga, actual director da faculdade em descrição, Fauzia Gandá, Ângela Garrine, Argentina Micas, Miguel Mabuzi, Salazar Picardo (Faísca), José Ferrete, entre outros.

Com o tempo, a faculdade foi conhecendo reformas, adaptando-se às novas realidades de ciência de desporto, sendo uma delas a expansão territorial. Neste contexto foi implantada a delegação da Beira, de Nampula e depois de Quelimane.

Seguiu-se a mudança de nome, passando a denominar-se Faculdade de Educação Física e Desporto, e dos respectivos curricula. Passou a formar professores em duas especializações, uma de treino de crianças e jovens e outra de desporto e saúde. De cinco anos de formação passou-se para quatro, isso em 2004.

Foi introduzido o Curso de Gestão Desportiva para fazer face ao vazio na administração do desporto local, distrital e municipal. Neste momento a faculdade forma indivíduos também qualificados para as funções de vereador de desporto.

Em 2008 abriu o curso de Mestrado em Educação, com especialização no ensino de Educação Física e Desporto; no treino de crianças e jovens e mestrado em Actividade Física e Saúde.

Actualmente, a faculdade tem no total matriculados 728 estudantes, que recebem aulas de 50 docentes, dos quais sete doutorados, nomeadamente António Prista, Espancia Madeira, Sílvio Saranga, Leonardo Nhantumbo, Ângelo Muria, Alberto Graziano e Vicente Tembe.

Prevê-se que em 2015 seja aberto um departamento na província de Manica, em Gondola, para curso de desporto de natureza e turismo activo.

O primeiro director da faculdade foi Manuel Morais, agora director da delegação da UP em Quelimane, seguido de António Prista, docente, Leonardo Nhantumbo, docente, Alberto Graziano, docente e actual presidente da Federação Moçambicana de Andebol.

O actual director, Sílvio Saranga, é coadjuvado por Vicente Tembe, director adjunto pedagógico; Pedro Pessula, chefe do Departamento de Sócio- Antropologia; Jeremias Manhique, chefe do Departamento de Biodinâmica e Issilia Langa, chefe da Secretaria.

O Seminário Nacional de Ciências do Desporto e Educação Física, que se realiza sob lema “ um compromisso com o futuro”, é coordenado por Ângelo Muria, cabendo às funções de secretário Pedro Pessula.

Do grupo de oradores, destaque vai para os homens do futebol, designadamente os treinadores Arnaldo Salvado, Artur Semedo; Augusto Matine e Abdul Abdulá, os dois últimos do Gabinete Técnico da Federação Moçambicana de Futebol, e ainda o Professor Pedro Garrine, que vão dissertar sobre o tema: “Futebol Moçambicano – que padrão de jogo para o futebol de alto rendimento.”

Do estrangeiro foram convidados dois portugueses, Gustavo Pires, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa e Professor Jorge Bento, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. No total serão 28 comunicações em dois dias.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo