Bula Bula

Sobre concursos públicos e outros (muitos) quejandos

Bula-bula lembrou-se da frase “o povo é quem mais ordena”… tudo a propósito de um concurso público para a aquisição de “laptops” e “modems” para internet. O aviso do referido concurso andou a fazer mossa nas redes sociais. Melhor dito, viralizou… O anúncio de adjudicação (n.º 04 MTSS DAQ 2022) rezava que a aquisição do referido material (15 “laptops” e 15 “modems”) custava a módica quantia de 3.956.839,67 MT. O valor parece que assustou metade da população moçambicana – também a viver com menos de um dólar por dia, assusta-se por tuta e meia – que rapidamente manifestou-se ruidosamente pelas redes sociais.

Dizia-se, entre outras coisas, que aquela adjudicação directa sofria de inconstitucionalidade e que os valores eram demasiado volumosos para o referido equipamento. Bula-bula, que usa uma velha maquineta comprada a 6 prestações, nem tem grandes coisas a dizer, mas celebra o facto de a tal adjudicação ter ido pela escada abaixo. Não se sabe se foi a gritaria do populacho ou se algum espírito mais sensato visitou as hostes trabalhistas, mas o facto é que um aviso mais recente, com o mesmo código, cancelava o objecto do referido concurso.

Sem ser por nada, Bula-bula lembra-se de uma casa de banho construída no âmbito da luta contra a covid-19, algures no Niassa, que custou a módica quantia de 7.000.000,00 MT… o espírito que visitou o MTSS devia voar mais vezes e iluminar algumas mentes… Zé Povinho ia agradecer.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo