Desporto

Campeonato do Mundo está a chegar

O Campeonato do Mundo de futebol Brasil 2014 começa a ser disputado próxima quinta-feira. 12 de Junho, numa maratona de 64 jogos que terminará a 13 de Julho próximo.

As 32 melhores selecções nacionais do Mundo juntam-se em 12 cidades do Brasil para disputar a 20ª edição do campeonato, que tem a particularidade de juntar todos campeões do Mundo, a saber Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, Espanha, França e Itália.

O desafio da abertura será protagonizado pelo anfitrião Brasil e a Croácia, enquanto a outra partida do Grupo A,  entre Camarões e México, só terá lugar sexta-feira, dia 13 de Junho.

No Grupo B estão Austrália, Chile, Espanha e Holanda. No C vão jogar Colômbia, Costa do Marfim, Grécia e Japão.

Costa Rica, Inglaterra, Itália e Uruguai preparam-se para competir no Grupo D, o considerado de “morte”, enquanto no E estão Equador, França, Honduras e Suíça.

Argentina, Bósnia e Herzegovina. Irão e Nigéria jogam no Grupo F, enquanto outro emblema africano, o Gana, vai enfrentar a poderosa Alemanha, Portugal e Estados Unidos da América no grupo G.

O último grupo, H, junta as selecções nacionais da Argélia, Bélgica, Correia do Sul e Rússia.

Todas selecções nacionais já submeteram as listas definitivas dos 23 jogadores convocados para a competição, havendo ainda possibilidade de alterações por motivos de força maior devidamente comprovados.

Pela primeira vez num Campeonato do Mundo, a arbitragem será auxiliada pela tecnologia de linha de golo. O campeonato da África do Sul, há quatro anos, foi catalisador para a decisão, depois de um golo anulado injustamente a Inglaterra no jogo contra a Alemanha.

Também a FIFA aprovou o uso do spray pelos árbitros pela primeira vez na história da competição. O spray à base de água, que desaparece em um minuto após o uso, será usado para marcar onde a bola deve ser colocada em uma cobrança de falta.

Entretanto, 21 líderes mundiais já confirmaram presença no “Mundial” do Brasil, incluindo o russo Vladmir Putin, a alemã Angel Merkel e o príncipe Albert de Mônaco.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, e onze chefes de Estado ou de Governo assistirão o jogo de abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho, no Itaquerão, em São Paulo, incluindo o emir do Catar, Tamin Bin Hamad al-Thani, e o presidente boliviano, Evo Morales. O presidente russo, Vladimir Putin, cujo país organizará o Campeonato do Mundo de 2018, já anunciou que assistirá a final do torneio, no dia 13 de julho, no Maracanã.

Jogos à madrugada

Os moçambicanos assistirão a muitos jogos do Campeonato do Mundo à madrugada, devido a diferença horária entre Moçambique e o Brasil, que é de cinco horas.

Assim, os desafios marcados para ter início pelas 20, 21 e 23 horas de Brasil, serão vistos em directo no nosso país à madrugada, havendo a assinalar que são poucos os desafios que terão lugar às 14 horas de Brasil.

O jogo de abertura entre Brasil e Croácia tem início marcado para as 21 horas locais, enquanto na sexta-feira estão agendados os desafios México – Camarões (17 horas), Espanha – Holanda (21 horas) e Chile – Austrália (23 horas).

 

Para sábado estão agendadas as partidas Colômbia – Grécia (17 horas), Uruguai – Costa Rica (20 horas) e Inglaterra – Itália (23 horas).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo