Início » Novos conceitos…

Novos conceitos…

Por Idnórcio Muchanga

Numa altura em que o homem sonha em criar colónias humanas em Marte, nós, em Moçambique, ainda vivemos uma realidade chocante de tão hilária ser. Dito por outras palavras, queremos viver como uma nação que corre rumo ao desenvolvimento, com regras e acções de um país terceiro-mundista de gema.

É um contraste terrível: temos, só para dar exemplos corriqueiros, casas luxuosas em quase todos os bairros, carros de primeira linha (igualmente luxuosos), temos gente que faz festas de fazer inveja a qualquer estrela hollywoodiana, entre muitas outras coisas… mas também temos cenas como esta que a imagem anexa mostra.

E o fenómeno acontece aqui na capital da nação. Na chamada rua da linha férrea – ora em obras de construção há casas praticamente na via por onde devem circular carros. Bula-bula não percebe népia de engenharia de estradas, mas aquilo não pode ser… casas na estrada mesmo?

Se calhar é um conceito moderno – bem moçambicano – que deve ser partilhado com o mundo para provar que carro e pessoa podem ocupar o mesmo espaço… se calhar temos que rever todos os conceitos sobre a física que conhecemos; como aquela, segundo a qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo…

Se calhar…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana