Bula Bula

Franceses em investigação paralela à morte de Cistac?

O bárbaro assassinato do Professor Gilles Cistac fez correr muita tinta na Imprensa e muito suor nas marchas de protesto. Também desencadeou acesos debates de esquina, de café e não só. Enquanto as investigações sobre esta morte macabra continuam, com a Polícia a dizer que já tem pistas e os cépticos assegurando que ela não tem pista nenhuma, amigos do “Bula Bula” afiançaram-nos que os franceses podem estar a fazer a sua própria investigação.

 Até aí nada de grave se a acção tiver sido coordenada com as autoridades locais e tiver sido definido o escopo dessa investigação. Ao que parece, nada disso terá acontecido.

Os amigos do “Bula Bula” informaram que na noite do dia 11 de Março corrente chegaram a Maputo provenientes directamente de Paris três criminalistas franceses para fazerem uma investigação paralela ao assassinato do prestigiado constitucionalista Gilles Cistac.

Disseram-nos ainda, dando nome aos bois, aliás aos galos, que se trata de Martin Nicole Dupont, Jan Pierre Cadeaux e Marie Thereze e que conforme as circunstâncias, se apresentam com outros nomes. Será que eles vieram a solo ou com visa oficial?

“Bula Bula” entende que todo o esforço visando esclarecer este crime hediondo que acabou com a vida do Dr. Cistac é bem-vindo, só resta saber se a vinda dos nossos estimados hóspedes para esta empreitada é do conhecimento das autoridades moçambicanas, concretamente o Ministério do Interior e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Se não, então é grave…muito grave! Como diz o SV em citação parafraseada “eles (os ocidentais) fazem cá (no nosso país) aquilo que precisamente não deixam e nem deixariam fazer nos seus países”. E nem sempre se trata de a gente se colocar ao jeito para essas coisas acontecerem. Fazem-nas na sua habitual arrogância de potências.

Seria grave, pois o nosso MNE esteve lá em Paris esta semana e avaliou o fortalecimento das relações de amizade e cooperação bilateral entre a França e Moçambique e se aventa a possibilidade de em Julho o nosso Presidente se deslocar àquele país.

 

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo