Em Foco

Desfiles e comícios marcam “caça” ao voto na Beira

·Frelimo recebe está semana em Sofala um reforço de “peso”: Joaquim Chissano

·Afonso Dhlakama chega hoje à cidade da Beira

A entrada da última semana da campanha eleitoral na cidade da Beira a “caça ao voto” está a subir de tom em termos de confronto verbal: há insultos e provocações entre os três principais partidos políticos, Frelimo, Renamo e MDM, mas não chegam a vias de facto.

 

Membros, simpatizantes e apoiantes dos três principais partidos políticos na cidade da Beira apostaram, está semana, em desfiles pelas principais artérias da urbe, que culminavam com a realização de comícios nos bairros mais populosos.

Está forma de actuação das formações políticas era intercalada com o contacto interpessoal por via da campanha porta-a-porta como meio de conquista do eleitorado.

O objectivo da Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) é abranger o maior número de eleitores e cobrir toda a extensão territorial da segunda maior cidade do país, ensinando como se deve e em quem votar no escrutínio de 15 de Outubro.

OMM MARCHA PELA CONTINUIDADE

Mulheres filiadas à Organização da Mulher Moçambicana (OMM) marcharam em saudação e valorização do trabalho que estão a realizar no âmbito da campanha eleitoral rumo às eleições de 15 de Outubro, e sobretudo aferir se a mensagem delas está a chegar aos eleitores desta cidade.

A marcha que teve inicio no Centro Hípico, foi desaguar na chamada zona de passagem de nível no bairro da Manga, numa distância de quase cinco quilómetros. Teve o condão de atrair centenas de pessoas em apoio ao partido Frelimo e ao seu candidato.

Segundo Manuela Machute, membro da brigada central afecta à cidade da Beira, a mensagem transmitida passa pela consolidação da paz, unidade nacional e que com a Frelimo e Filipe Nyusi no poder os problemas dos moçambicanos continuarão a ser resolvidos, através da construção de infra-estruturas e desenvolvimento económico sustentável.

Manuela Machute, que também é secretária nacional da OMM apontou a dificuldade de transporte, oscilações de corrente eléctrica e situações ocasionais de crime como os principais problemas que afectam os residentes daquele bairro. Porém, acredita que os mesmos serão resolvidos com a eleição de Filipe Nyusi.

Para Manuel Severino, membro da brigada provincial afecto à cidade da Beira, a campanha da Frelimo tem sido ordeira, apesar das provocações da oposição. “Os membros, simpatizantes e  população em geral estão a acatar a mensagem de se votar na continuidade e pelo desenvolvimento do povo moçambicano”.

Severino afirmou que ao longo da semana finda, a Frelimo apostou na campanha porta-a-porta e de forma ocasional no desfile e marcha por algumas artérias da cidade, transmitindo o manifesto do partido ao eleitorado.

“Quando passa a caravana da Frelimo centenas de pessoas se veêm juntar a nós com euforia, como sinal de aceitação, entoando cânticos do partido e do candidato”, disse a fonte.

A entrada da última semana de caça ao voto, o membro desta formação política ao nível da cidade da Beira garantiu que o manifesto já foi divulgado na ordem de 98 por cento, “apenas falta limar algumas arrestas”.      

Ele disse que a presença de Filipe Nyusi na província de Sofala e em particular na cidade da Beira serviu para aumentar os níveis de confiança e convicção no seio dos militantes de que “a vitória é certa”.

RENAMO DESFILA PARA ANUNCIAR O LÍDER

O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, chega hoje à cidade da Beira, ido de Tete, no prosseguimento da sua campanha eleitoral iniciada a 17 de Setembro passado. Dhlakama deverá permanecer nesta província quatro dias onde vai orientar vários comícios populares.

O primeiro terá lugar no domingo, dia da sua chegada, no populoso bairro da Munhava, arredores da cidade da Beira. Depois segue para Chibabava e Buzi onde se prevê que venha a orientar outros dois comícios na vila de Muxúnguè e na vila sede de Buzi.

Segundo o delegado provincial da Renamo em Sofala, Albano Bulaunde, a campanha do candidato da perdiz termina na próxima quarta-feira devendo depois rumar para a região sul do país.

Militantes e simpatizantes da Renamo saíram, sexta-feira última, as ruas da cidade para anunciarem a chegada de Dhlakama, prevista para hoje, através de uma passeata pelos bairros da zona rural da Beira.

No final da marcha, Bulauande garantiu que as máquinas já estavam afinadas e o potencial recurso humano fora mobilizado para a recepção do líder que apelidou de filho querido dos beirenses.

“O povo desta cidade recebeu a boa nova relativa à chegada do candidato da Renamo este domingo à cidade da Beira. O futuro Presidente da República, Afonso Dhlakama, vem carimbar a sua vitória”,afiançou a fonte.    

MDM INTENSIFICA EDUCAÇÃO CÍVICA

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) intensificou, durante a semana finda, a educação cívica do eleitorado sobre como votar e tratar o boletim após exercer o direito cívico.

O delegado desta formação política na cidade da Beira, Picardo Sola, afirmou que decidiram intensificar a sua acção de educação cívica do eleitorado porque nos escrutínios anteriores constataram a existência de inúmeros votos em disputa ou sem qualificação. “Há situações em que o eleitor para além de marcar com X no espaço reservado ao candidato volta a pintar com a tinta indelével sobre a figura escolhida como forma de deixar vincada a sua opção, sem saber que assim se trata de um voto nulo”, explicou Sola.

Noutras ocasiões, segundo a fonte, o eleitor marca com X no quadrado reservado a determinado partido e depois com tinta indelével sobre o timbre do partido, fazendo com que este voto seja considerado inválido.

Estes boletins são enviados para a Comissão Nacional de Eleições como votos em disputa o que prejudica de certa forma os partidos que haviam sido escolhidos.

Jaime Cumbana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo