Bula Bula

Devolver dignidade à Avenida 10 de Novembro

A Avenida 10 de Novembro, na cidade de Maputo, junto à travessia para Catembe, virou, nos últimos tempos, um lugar, onde ocorre, amiúde, um espectáculo triste. Tudo começa com o facto de toda a via, sobretudo ao pôr-do-sol, ser uma longa barraca de venda de bebidas alcoólicas. A partir daí, todo aquele que quiser aliviar-se da cerveja a rodos naquele local, fá-lo ali mesmo à vista de todos. Seja homem ou mulher. Então, à avenida transforma-se num enorme mictório, onde cada um se alivia à sua maneira, pois não há por ali sítios improvisados ou não para isso.

Outro aspecto que salta à vista, é o estacionamento (des)organizado de carros em cima dos passeios. Os frequentadores do sítio, cedo disputam espaço para colocar no melhor lugar o seu veículo. À noite, conta-se que rola muita imoralidade dentro desses veículos estacionados na via pública.

Ao que parece, e dum momento para o outro, o Conselho Municipal de Maputo decidiu acabar com alguma da anarquia que se cultivava na Avenida 10 de Novembro. Pretende-se agora devolver alguma dignidade à via. Por isso, estão a ser executadas obras de restauração do passeio que contemplam a elevação da cota e a colocação de pilares para evitar que os carros ali estacionem. Outra novidade é que os passeios vão levar bancos para as pessoas poderem apreciar o movimento da baía de Maputo. É caso para dizer que acabaram os estacionamentos sobre o passeio do “10 de Novembro”. Que venham outras medidas para moralização do sítio.

Foto de Inácio Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo