Início » Cerimónias tradicionais para “amolecer” David Simango

Cerimónias tradicionais para “amolecer” David Simango

Por admin

O conselho Municipal da Cidade de Maputo, depois de alguma sonolência, decidiu repor a ordem no território e, para além de estará  demolir casas erguidas em zonas propensas a cheias, avançou com toda artilharia lá para as bandas de Chiango, uma espécie de novo paraíso descoberto, em grande medida, pela famosa “Circular”.

Mesmo Bula Bula estava a fazer demarches para lograr um espaçozito para um empreendimento mais ou menos económico, desses que tem clientes de manhã, a tarde e a noite… é que dizem que dá mola que nunca mais acaba. Ora, com a campanha em curso, o melhor é mudar os planos para outras paragens…

Mas o que leva Bula Bula a compulsar sobre Chiango nem é o projecto económico falido antes de começar… é a luta que se trava nas sombras para parar as demolições lá para as bandas de Chiango, no Bairro do Albazine, arredores da cidade de Maputo. Depois de protestarem nas televisões, fazendo-se passar por vítimas, resolveram desenvolver novas formas de luta contra a edilidade, que jura a pés juntos que quem não tem DUAT, será impedido de ocupar qualquer que seja o palmo de terra em Chiango.

Ora, como sói dizer-se, quem não tem cão caça com gato, lá um grupo de insatisfeitos convidou Bula Bula para uma sessão espírita visando desmoralizar o Presidente do Município David Simango e acabar de vez com a cena das demolições. Vai daí que, na semana passada realizaram-se várias sessões de rezas com direito a velas e incensos.

Bula Bula,que até tem as suas crenças, achou por bem apartar-se daquele vuku-vuku espiritual não vá acontecer que os “defuntos” de Simango decidam perseguir os rezantes e começar a “abocanha-los” e atribuir-lhes terrenos na Feira Internacional do Além Túmulo?

Pelo sim, pelo não, o edil está avisado: mais demolições, mais sessões espíritas e mais rezas… o alerta está dado!

Inconformadas, alguns populares em Chiango realizaram, ao longo da semana finda, rezas tradicionais onde evocaram o nome de David Simango, como forma de fazer com que o edil volte atrás com a ideia de impedir as ocupações de terrenos e cessar com as demolições de obras clandestinas.

Para muita gente, os terrenos no Chiango serviam de fonte de rendimentos, agora vê goradas as suas pretensões e trataram de rezar tradicionalmente contra o edil e o secretário do bairro do Albazine. Para chegar ao dinheiro, tudo vale, até rezar…

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana