Esta semana, a VOA veio nos esclarecer quem nos tinha calhado no pote 1. No pote 1, nos sorteios dos grandes campeonatos de futebol, metem equipas de grande gabarito. Equipas ou selecções que estão na linha da frente no ranking das referidas competições.
Foi por esta via que Bula Bula ficou a saber o nome do substituto do polémico Douglas Griffiths que já está de malas aviadas para onde for. O novo embaixador indicado por Obama para Maputo leva o nome de H. Dean Pittman e citado pela mesma estacão, já de lá foi dizendo algumas coisas sobre o nosso país. Segundo ele, Moçambique tem problemas de “insegurança, instituições democráticas fracas e fronteiras incapazes de conter todo o tipo de tráfico internacional”.
Segundo a VOA,Pittman terá dito que para que Moçambique tenha uma parceria com os Estados Unidos “necessita de um clima de paz, instituições fortes e democráticas, uma população saudável e educada, uma sociedade civil engajada e um crescimento económico inclusivo e que beneficie todos os moçambicanos”.
Fontes do Bula Bula afiançaram por sua vez que ele já esteve em todas. Viu a “Primavera Árabe”. Entre 2003 e 2004, terá sido vice-director da Autoridade da Coligação Internacional no Iraque que levou à queda de Saddan Hussein. Entre 2002 e 2003 terá desempenhado funções de director do Departamento de Gestão Legislativa no Conselho Nacional de Segurança, um importante órgão de Defesa e Segurança dos EUA.
Já esteve mais do que uma vez em Maputo. Por exemplo, a 18 de Agosto de 2003, Pittman manteve um encontro com representantes das chamadas organizações da sociedade civil e de alguns partidos da oposição numa das instâncias hoteleiras da cidade capital. Também teria estado cá um pouco antes dos incidentes de 1 e 2 de Setembro de 2010. Agora aguarda a sua confirmação pelo senado para arrumar as malas para cá.
Calhamos com um do pote 1?