Artes & Letras

Vida e obra de Edgar Cardoso exposta na Mediateca

A Mediateca do BCI acolhe até o próximo dia 30 de Maio corrente, a mostra obre a vida e obra do Eng. Edgar Cardoso, uma das mais proeminentes figuras da Engenharia Civil portuguesa, com obras de referência executadas em diversas partes do mundo, incluindo  

Moçambique.

Os  painéis de tonalidade azul e branca, elucidam os vários momentos  de vida social e profissional  daquele que é considerado um dos maiores engenheiros de Portugal, Edgar Cardoso.

Nascido aos 11 de Maio de 1913, Edgar concebeu pontes em vários países como Moçambique, Angola, Brasil, China, Costa Rica, Guiné-Bissau, Índia-Goa, Nigéria, Venezuela, entre outros.

Em Moçambique, Edgar desenhou a ponte de ligação entre a Ilha de Moçambique e o continente com uma extenção de 3400 metros.  Desenhou também  a ponte sobre rio Save, a ponte do Rio Limpopo, aberto ao público a 27 de Julho de 1964. Concebeu o viaduto Aragão e Melo, a ponte Cais de Nacala. Edgar fez obras de beneficiação tais como a ponte rodoviária de Tete, ponte ferroviária de Boane.

Edgar não se reservou apenas na concepção de pontes, inventou a máquina fotográfica rotativa, apresentada e patenteada em 1973 nos Estados Unidos da América.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Edgar teve mais de 500 obras e recebeu prémios, louvores e distinções pelo engenho e criatividade.

A mostra, promovida pela Edgar Cardoso – Laboratório de Estruturas e pela Edgar Cardoso Moçambique, insere-se num conjunto de iniciativas de carácter  técnico-científico que visam homenagear a vida e obra do conceituado engenheiro civil  português, assinalando, em simultâneo, os 100 anos do seu nascimento (1913-2013).

A exposição desenrola-se em torno de dois espaços da Mediateca, envoltos por grandes painéis, onde desfilam, numa organização cronológica, fotografias e textos acerca da vida e  obra de Edgar Cardoso. Para além dos painéis, é ainda possível contemplar algumas  maquetas e modelos em acrílico, dispostos ao longo das salas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo