Início » Vida e Amor retratados em tela

Vida e Amor retratados em tela

Por admin

Paraíso, Vida e Amoré o título da mostra patente na Mediateca do Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em Maputo, até ao próximo dia 13 do mês em curso. Trata-se de um trabalho do artista moçambicano Samuel Júlio Chiboleca que visa dar a conhecer quão a vida e o amor são importantes e fundamentais para o mundo.

A mostra comporta 22 obras nas quais predominam cores fortes como amarelo, azul, verde, ruivo entre outras. Nela, a mulher ocupa um lugar de destaque. Contudo,  em termos de simbologia, o pássaro é a referência principal de Chiboleca.

Segundo o artista,  o título contém um significado especial pois, Moçambique é o Paraíso. As pessoas que nele habitam e as coisas acontecerem e os seus sentimentos sãoVida e Amor, daí a necessidade de lembrarqueé preciso amarmo-nos porque esse sentimento traz uma vida melhor, de realizações e de paz. Sem termos esse sentimento a vida fica difícil.”

O artista começou a preparar as obras em Dezembro do ano transacto. Usou material como técnica de acrílico, o qual busca na vizinha África do Sul.

“As minhas obras falam da vida e do amor existente entre as pessoas. Daí a razão de escolher cores muito fortes, como azul, amarelo, como forma de representar a beleza do nosso país, o mosaico cultural nele existente”, afirma Chiboleca.

Chiboleca  que expõe pela 15 vez individualmente, começou a pintar em 1969, ainda em tenra idade, quando estava na escola primária, ensinado por um professor seu.” Em 1972 fiz a minha primeira exposição e foi colectiva em Marracuane”.

Samuel Júlio Chiboleca nasceu a 29 de Dezembro de 1955, no distrito de Marracuene, província de Maputo. Começou a pintar em 1968 e expõe desde 1970. Durante o seu percurso artístico, frequentou o curso de pintura de “Belas Artes”, por correspondência, pela Escola Álvaro Torrão em Lisboa, o que permitiu-lhe obter um conhecimento vasto e multifacetado de técnicas que vão desde a escultura, tinta de óleo à tinta-da-china.

Já participou em várias exposições colectivas e individuais no país e no estrangeiro, destacando-se as apresentações em Argélia, Malásia, Reino Unido, África do Sul. Tem também suas obras na Itália, Holanda, Alemanha, entre outros cantos. Para além de todos prémios ganhos dentro e fora do país.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana