Início » “Unanga” de Xadreque lançado a título póstumo

“Unanga” de Xadreque lançado a título póstumo

Por admin

Unangaé o título do disco do falecido músico Xadreque Mucavel lançado há dias, em Maputo, pela empresa RAM Multimédia.

O disco contém 16 faixas musicais sendo algumas novas e outras antigas. Composições  como  Ximbomani, Barigana, Xiboane. Como característica, no disco  abordam-se vários temas do dia-a-dia como amor, paz, entre outros.

Na ocasião do lançamento, a família do artista referiu que aquele acto era de muita alegria tendo em conta que Xadreque trabalhou incansavelmente, mesmo doente, para tirar o seu produto para os fãs. “Teve este disco em mãos e esperava lançá-lo. Mas  infelizmente não pode fazer isso devido a problemas de saúde, que faziam com que este processo fosse adiado”, disse Iva Stelia Mucavel, filha do músico.

Por sua vez, o músico Humbe Benedito, que apresentou o disco, referiu que trabalhou na produção do Unanga e convidou as pessoas a comprá-lo. “Xadreque Mucavel fez um grande esforço para gravar este disco. É que já estava doente mas por respeitar os seus fãs trabalhou mesmo assim, por conta disso convoco a todos para comprá-lo”, disse Humbe Benedito.

Mucavel fez parte de uma geração de músicos que marcaram a música ligeira moçambicana.  A sua entrada para a vertente cultural aconteceu com a gravação do tema “Sónia uta Rhandza” nos anos 70, uma declaração de amor que se mantém sempre actual.

Nascido a 6 de Setembro de 1955, ao longo do seu percurso de pouco mais de 35 anos de carreira o músico registou grandes temas como “Pitory”, o popular “Ximbomana” e “Barigana”.

 

   

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana