Artes & Letras

Uma gazela em Maputo

– Peça teatral “Os Incêndios” que estreia dia 9 “devolve” Alberto Magassela aos palcos nacionais

“Os Incêndios”, um original de Wajdi Mouawad com direcção de Victor de Oliveira, foi o pretexto mais do que certo para trazer a Maputo uma gazela que há décadas encontrou refúgio no Norte de Portugal. É engraçado o facto. É que era suposto a gazela fugir de um íncêndio. Mas a gazela de que falamos é atrevida, é corajosa… responde pelo nome de Alberto Magassela. 

E o que faz Magassela no meio de um “Os Íncêndios”? Simples. Actua. O público vai ter uma oportunidade de o ver em acção no dia 9 de Agosto corrente no Centro Cultural Franco-Moçambicano; ele e mais um naipe apuradíssimo de actores locais… casos de Josefina Massango, Elliot Alex, Rogério Manjate, Ana Magaia, entre outros. Pesos pesados.

E pesada é também a história que Victor de Oliveira, moçambicano radicado em Paris há duas décadas, coadjuvado pelo jovem Venâncio Calisto, se propõe contar-nos através dos “Os Incêndios”; um verdadeiro regresso ao início; uma visita aos nossos próprios fantasmas resultantes do conflito armado que devastou o nosso país. É uma tentativa de perceber os horrores da guerra com o fito único de evitar que fenómenos similares se repliquem em Moçambique. É um hino pela paz. Leia mais…

Texto de Belmiro Adamugy

belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo