Artes & Letras

Toya homenageia escritor Raul Honwana

A Universidade Pedagógica é o local escolhido para a realização da homenagem ao falecido escritor moçambicano Raul Bernardo Honwana, a decorrer na próxima sexta-feira, dia 14 de Novembro, pelas 17:30horas, em Maputo.

A homenagem é feita no âmbito da passagem do décimo ano do desaparecimento físico do escritor e ainda para celebrar os seus feitos à literatura nacional, quando ainda estava em vida.

Para além da apresentação da biografia do escritor no evento, estão previstas algumas actividades como declamação de poesias, concerto musical e apresentação de peça teatral baseada no livro “Algodão e Ouro” de Raul Bernardo Honwana.

 “O Testamento do Último Soldado”, da autoria do escritor, é um dos poemas a ser apresentado. Toya Honwana, filha do Raul e mentora da iniciativa, é quem o fará.

Já o concerto musical será realizado pelos exímios músicos moçambicanos: Chico António e Roberto Chitsondzo. Sendo que a peça teatral designada “Descivilização” está a cargo do actor e encenador Abdil Juma, da Associação Nkaringanarte.

A homenagem a Raul Honwana poderá contar com a participação de algumas figuras públicas do país como o Ministro da Educação, Armando Artur, Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), Ungulani Baka Khossa, entre outros.

Segundo Toya Honwana a realização dessa homenagem é uma grande satisfação uma vez que prova que é possível fazer tudo que se quer basta ter amor e correr atrás.

“Estou muito alegre e orgulhosa de poder realizar esse evento pois meu pai foi um grande homem e dele aprendi muita coisa. Na verdade se hoje sou o que sou é graças a ele”, disse Toya.

Para realizar o evento contam com o patrocínio do Fundo para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (FUNDAC), Banco Comercial e de Investimentos (BCI), e apoio da  Universidade Pedagógica (UP) e Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo