TEXTO DE VICTORINO XAVIER
Mestre de timbila, Venâncio Mbande falecido há dez anos (25 de Junho de 2015) continua rá a ser celebrado com vigor, graças à criação da banda musical “Timbila Groove”, cujas actuações arrastam multidões em vários tipos de eventos e a contribuir para a valorização e preservação da timbila.
Criada em 2019 por Ho rácio Venâncio Mbande, dé cimo sexto dos 22 filhos do mestre Venâncio Mbande, então líder do célebre grupo “Timbila ta Venâncio”, a a nova banda “Timbila Groo ve” está paulatinamente a conquistar espaço na música ligeira moçambicana, e não só, pela vibrante melodia das suas composições, mas também pelo espectáculo que oferece.
Horácio Mbande ou sim plesmente Rui Mbande, explicou que a banda faz a fusão de vários instrumen tos tradicionais e modernos com o intuito imortalizar o legado do seu pai, con siderado ícone da cultura chope, e de contribuir para a preservação desta varie dade cultural que foi decla rada Património Imaterial e Intangível da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e Cul tura (UNESCO). Leia mais…