Artes & Letras

The Moreira Project encanta plateia de Macau

Moçambique, através do The Moreira Project, está na final do Cotai Jazz and Blues International Competition que decorre em Macau. Moreira Chonguiça e sua banda foram apurados para o restrito grupo de seis bandas que amanhã vão disputar a final.

Três países lusófonos e igual número de bandas, desfilam  na competição musical milionária da Ásia, em Macau, no Cotai Jazz and Blues International Competition. O prémio para o primeiro classificado é  de HKD550.000 (cerca de oitenta mil dólares americanos).

São três bandas que dão toque lusófono ao concurso de jazz & blues em Macau, nomeadamente: os moçambicanos The Moreira Project (dirigidos por Moreira Chonguiça), os Portugueses Budda Power Blues e os brasileiros Afro Jazz.

Desfilam  na terceira edição do festival um total de 12 finalistas de mais de180 bandas concorrentes em representação de 44 países. Das doze foram seleccionadas seis que amanhã vão disputar a final.

No seu estilo característico e trajado dos seus calções e blazer, Moreira Chonguiça entrou em palco quando eram precisamente 19h05min locais, 13h05min de Maputo, tocando o tema de "The Praise Poem".

Numa primeira experiência e sendo a única banda Africana nos palcos Asiáticos, perguntei ao Moreira o que significava esta participação para a The Moreira Project e em especial para ele como moçambicano, ao que respondeu: " É uma honra e gratificante saber que somos finalistas de um estilo de música que não é originalmente nosso, diferente da Marrabenta ou um outro ritmo africano. E é importante, acima de tudo, poder partilhar o palco com os melhores do Jazz e Blues de todo canto do mundo”.

É certamente um motivo de orgulho e podemos afirmar que Moçambique faz música de qualidade e produz músicos de calibre internacional, elevando assim, mais uma vez o nome do país além fronteiras, num momento em que o País se prepara para as eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo.

Nino Duarte, em Macau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo