Início » Temporada de Música Clássica exibida em Maputo

Temporada de Música Clássica exibida em Maputo

Por admin

Arranca na próxima terça-feira, 05 de Maio, no Salão Nobre do Concelho Municipal da capital, a 1ª Série de Concertos de Música Clássica de Maputo.

Moçambique, Inglaterra, Portugal, Ucrânia, Israel, Argentina, Brasil, Japão, Noruega e África do Sul estarão representados num grande elenco de músicos de prestígio internacional, e a estes, juntam-se jovens formados da Orquestra Xiquitsi.

Eldevina Materula, Audun Sandvik, Chen Halevi, David Juritz,Eurico Ferreira Mathias, Simon Tandree, Maya Egashira, Natacha Kudritskaya, entre outros, são algumas das figuras do elenco do evento.

A 1ª Série de Concertos,a decorrer até o próximo dia 9 do mês em curso, contará com uma programação rica, far-se-ão pela primeira vez em África os Tango Factory numa noite “Fora de Série”, dia 7, com Tangos desde Gardel ao compositor e bandoneonista Argentino Marcelo Nisinman.

Já nas tradicionais “Noites Clássicas”, dias 6, 8 e 9, destacam-se a apresentação do Ensemble Xiquitsi com uma das mais emblemáticas obras de Vivaldi a “Primavera das 4 Estações”, a performance dos noruegueses Audun Sandvik e Sveinung Bjelland da célebre sonata de S.Rachmaninov par violoncelo e piano, e o célebre quinteto para cordas de Schubert, que é seguramente a sua maior obra de música de câmara, considerada por muitos a melhor obra de música de câmara para cordas.

A partir do dia 6 os concertos poderão ser acompanhados no Teatro Avenida a partir das 19:30horas.

Eldevina Materula, também conhecida por Kika Materula, é directora artística do Xiquitsi desde a sua fundação, iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola Nacional de Música de Maputo. Em 1995, já Portugal, dá continuidade aos seus estudos musicais e tem o seu primeiro contacto com o oboé. Na Malmö Academy of Music, terminou a sua Pós Graduação na classe do professor Bjorn Carl Nielsen. Tocou a solo com o orquestra Entre Opus, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Nacional do Tejo, Orquestra Gulbenkian (PJM 2001), Orquestra Sinfónica de Bahia, Orquestra de Câmara Portuguesa, Kwazulu Philarmonic Orchestra e com a Johanesburg Festival Orchestra. Actualmente, desempenha as funções de Solista na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Audun Sandvik é violoncelista solo na Norwegian Radio Orchestra em Oslo, Noruega. Ocupa também a mesma posição na mundialmente reputada Norwegian Chamber Orchestra. Como solista tem tocado com orquestras na Alemanha, Estados Unidos, Suécia e Noruega. É director artístico do Festival Gloppen Musikkfest na parte ocidental da Noruega.

Chen Halevi é considerado um dos principais virtuosos clarinetistas de hoje, tocando em recitais, concertos e música de câmara com igual aclamação. Já tocou como solista com algumas das mais importantes orquestras na Ámerica, Europa e Japão. Participa com frequência em festivais por todo mundo.

David Juritz, nascido na Cidade do Cabo, África do Sul, é um dos mais versáteis violinistas que trabalham actualmente no Reino Unido, divindo o seu tempo entre apresentações a solo, direcção, música da câmara, trabalho como concertino convidado das maiores orquestras do Reino Unido e no estrangeiro e a direcção do seu próprio grupo, o London Tango Quintet.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana