Início » Temos muita riqueza musical…

Temos muita riqueza musical…

Por Idnórcio Muchanga
  • José Pires, produtor musical

 Zé Pires é músico, compo­sitor, produtor musical, técnico de som, produtor de eventos e empresá­rio com mais de 25 anos de experiência, em trabalhos de performance, captação, mistura e masterização de som, produção de spots publicitários, genéricos de programas televisivos, entre ou­tras actividades. É membro fun­dador da banda Kapa Dech.

Começou a sua carreira musical no grupo infantil Pétalas Amare­las, tendo passado os primeiros 2 anos da sua carreira tocando para festas de empresas e em comemo­rações nacionais de perfil político.

 A partir de 1992, já em idade ju­venil, passa a integrar a banda Ka­wai K10, do qual é fundador, jun­tamente com outros sete colegas que com ele saíram da banda in­fantil. Nesta fase, o grupo decidiu enveredar por um estilo mais pop, tocando entre composições pró­prias e “covers” de músicos inter­nacionais populares nessa altura.

Em 1996, já com apenas três colegas da formação inicial, opta­ram por criar uma banda que re­presentasse o país e que fosse em busca do mundo. É nessa altura que Zé Pires descobre uma ver­tente mais afro-jazz e passando a desenvolver aptidões de pro­dução, arranjos e naturalmente composição. Passa assim a investir em criar condições de autonomia de gravação e produção passando desta forma a produzir, arran­jar ou a gravar a nata de músicos moçambicanos. Constam do seu portfólio de artistas a produção, direcção ou gravação de artistas como Assa Matusse, Elvira Viegas, Matias Damásio, Rosália Mboa, Banda Azul, Camal Givá, Marlen, Dama do Bling, Felipe Nhassavele, Ghorwane, Mingas, entre muitos outros. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana