Início » Silva Dunduro oferece livros sobre heróis nacionais

Silva Dunduro oferece livros sobre heróis nacionais

Por admin

Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo, procedeu, na última sexta-feira, em Maputo, a entrega de livros que abordam a vida e feitos de alguns heróis nacionais. A entrega foi feita  aos Ministérios da Educação e Desenvolvimento Humano, da Defesa Nacional e dos Combatentes. 

 As obras entregues   resultam de um trabalho desenvolvido desde o ano de 2007, no contexto das cerimónias de homenagem aos heróis nacionais, através de pesquisa da vida daqueles que de si muito deram pela independência. Contam mais do que a vida daqueles homens e mulheres uma vez que se confundi sobremaneira com a história de libertação de Moçambique.

O trabalho está compilado em cerca de seis volumes. Portanto,  são cerca de 14 heróis que foram estudados, casos de Armando Tivane, Mateus Sansão Muthemba, Romão Fernandes, Paulo Samuel Kamkhomba, Belmiro Obadias Muianga, entre outros.

Tecnicamente, os livros abordam o contexto de nascimento dos mesmos, todo processo de vida até a morte, contexto de formação académica e profissional, aspectos que até um certo ponto catapultaram o sentimento nacionalista nesses homens para que se entregassem de forma abnegada pela causa nobre da libertação nacional.

Silva Dunduro, Ministro da Cultura e Turismo, referiu na ocasião, que a iniciativa enquadra-se nos esforços que o estado moçambicano tem vindo a empreender no sentido de divulgar cada vez mais a vida e obra de heróis que ousaram lutar para libertar os moçambicanos da dominação portuguesa.

“A histórica geração 7 de Setembro demonstrou que resgatando e valorizando a nossa história cultural era possível edificar uma nação coesa e próspera e, acima de tudo, construir uma identidade moçambicana distintiva no concerto das nações. Nesse âmbito, pode se dizer que a luta armada constituiu por excelência um acto cultural, disse Silva Dunduro.

Este tipo de educação leva o cidadão e as comunidades no geral, à compreensão de um universo sócio-cultural no qual estão inseridos e como parte integrante de toda a humanidade. “Nesse sentido apostamos na educação patriótica e cívica sintetizada dessas obras literárias garantido o fortalecimento da Unidade Nacional e o reforço da auto-estima”.

A divulgação da vida e obra dos Heróis Nacionais é feita através de palestras, exposições  artístico-cultural e distribuição de livros nas unidades militares, em todas as províncias, atendendo a necessidade de elevar a consciência patriótica e espírito de cidadania e unidade nacional inspirados no legado heróico nacional.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana