Artes & Letras

Rotarianos da Matola mais engajados no apoio social

O Rotary Club da Matola, pertencente ao distrito 9400, empossou na última sexta-feira, Óscar Romeu Boca, como presidente do ano 2015/2016.

A cerimónia que decorreu no Matola City Village foi presenciada por rotários da Matola, de Maputo e da Polana, assim como simpatizantes, amigos e familiares.

Um jantar, diplomas de reconhecimento aos parceiros e exposição de produtos de confeccionados pelos idosos, são algumas das actividades que marcaram a noite rotariana.

Inácio Rodrigues, presidente cessante, passou o testemunho ao novo presidente, procedendo, como manda a tradição, a entrega dos símbolos do poder.

Dirigindo-se aos presentes, Inácio Rodrigues disse: “ está  em curso a elaboração da construção de uma maternidade no Município de Namaacha, o que constitui segunda  fase do projecto. Pois, primeiro  foi construído o Posto de Saúde em Matianine, em Namaacha”.

Inácio Rodrigues deu a conhecer ainda estar em marcha a materialização da segunda fase do projecto da Escola 8 de Março de Tsalala que consiste na construção do muro de vedação e reabilitação das casas de banho. “ Em coordenação com um Clube Rotário da Espanha, implementaremos o projecto de construção de um laboratório e construção de um forno de fabrico de tijolos e outros artigos na área cerâmica”.

As ANN´s (mulheres dos rotarianos) têm desempenhado um papel preponderante na execução de actividades, angariação de fundos. Para além de apoiar o projecto Pro-Idoso,  assistem as crianças do Centro Nheleti, oferecendo roupa e material escolar. “Importa realçar que  continua o projecto de instalação de tanques para o fornecimento, captação e conservação de água do Centro do Pró-Idoso de Beluluane. Colocamos recentemente o quarto tanque e respectivas caleiras para captação de águas da chuva”, explica Inácio Rodrigues.

O presidente empossado, Óscar Boca, promete dar continuidade aos projectos iniciados pelo antigo Conselho Director. “ Teremos um ano rotário que dará continuidade às acções e projectos que vinham sendo executados pelo nosso companheiro Inácio Rodrigues. A gestão que inicio será pautada pela coerência, entendimento e motivação constante”.

Óscar Boca disse que ao longo de mais de cem anos de existência, o Rotary “tornou-se tão representativo que é a única entidade não governamental, a possuir cadeira e assento permanente na Organização das Nações Unidas. O Rotary congrega mais de 1.200.00 voluntários, no mundo, actuando em defesa das suas causas humanitárias”.

O Clube Rotary da Matola completa a 30 de Outubro próximo, 20 anos da sua existência. Pela efeméride, serão realizadas diversas actividades comemorativas tendo como sempre a máxima rotária: “Dar de si antes de pensar em si”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo