Início » “RISCOS DE INCÊNDIOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE MAPUTO” E “ESTUDOS DE SEGURANÇA PÚBLICA”: As obras de Rodrigues Cumbane

“RISCOS DE INCÊNDIOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE MAPUTO” E “ESTUDOS DE SEGURANÇA PÚBLICA”: As obras de Rodrigues Cumbane

Por Idnórcio Muchanga

O Professor Doutor Rodrigues Nhluane Cumbane lançou recentemente as obras “Riscos de Incêndios Urbanos no Município de Maputo” e “Estudos de Segurança Pública”, pela editora Ethale Publishing, com 500 exemplares, respectivamente. Na primeira, em 341 páginas, o académico analisa os factores de risco que propiciam incêndios em 36 bairros estudados da capital do país. Na segunda, em 246 páginas, mergulha na questão da criminalidade e da sinistralidade rodoviária.

Defende que, apesar do crescimento do número de prestadores de serviços de salvação pública, continua a ser desafiante combater incêndios por conta do difícil acesso aos bairros – fruto do desestruturante ordenamento territorial. “Os curtos-circuitos são os maiores causadores de incêndios”, afirma, instando a Electricidade de Moçambique (EDM) a melhorar a fiscalização no combate às ligações clandestinas.

Rodrigues Cumbane

domingo entrevistou o autor, por sinal, oficial superior da Polícia da República de Moçambique, Doutor em Território, Risco e Políticas Públicas e também docente da Universidade Pedagógica de Maputo. Segue a entrevista.

Os dois livros são estudos sobre segurança pública… Leia mais…

Texto de Pretilério Matsinhe
pretileiro.matsinho@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana