Início » Restituição como caminho para reconciliação entre os povos

Restituição como caminho para reconciliação entre os povos

Por Idnórcio Muchanga

A cultura não escapou às consequências negativas da exploração colonial. Muitos artefactos foram pilhados e neste momento encontram-se em diversos museus europeus. Trata-se de objectos cuja recuparação ajudaria a contar a história de África, no geral, e de Moçambique, em particular.

É neste diapasão que surge o debate sobre a restituição dos artefactos e reparação de identidades pós-conflito. Para os historiadores e pesquisadores na área de patrimónios,os objectos culturais são um caminho para a devolução de parte da história do continente africano, ora combatida e negligenciada pelas correntes eurocentristas que dominaram e continuam a dominar uma certa linha de pensamento.

Para o académico e reitor do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC), Filimone Meigos, a restituição de objectos artísticos e culturais no quadro da colonização deve ser tida como parte do processo da reconciliação entre os explorados e exploradores.

Entende que já há uma noção clara de que muitos objectos ainda se encontram em colecções dos museus europeus, completamente deslocados do seu real sentido histórico e identitário, e que precisam de ser restituídos. Leia mais…

Texto de Pretilério Matsinhe
pretileiro.matsinho@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana