Início » Radionovela “Ouro Negro” promete educar entretendo

Radionovela “Ouro Negro” promete educar entretendo

Por admin

Amanhã dia 22 de Junho, Rádio Moçambique, em parceria com UNICEF e o Programa Mundial de Alimentação (PMA) lançarão no anfiteatro do Centro Pedagógico da Universidade Eduardo Mondlane a nova rádio novela Ouro Negro, que relata da vida da comunidade de Jambolane sentada sobre riquezas minerais enormes. A radionovela marca uma mudança na abordagem da comunicação para o desenvolvimento.

Para atingir o seu objectivo Ouro Negro juntou “a fine flor” do mundo artístico. Os guionistas Pedro Muiambo, Francília Jonaze, Evaristo Abreu e Sergio Mambombo são as mentes criativas das histórias fantásticas da comunidade de Jambolane. O elenco conta com mais do que 30 actores de renome em letras maiúsculas: Graça Silva, Esperança Naiene, Silvia Mendes, Arlete Bombe e Claunice Offisane assinam os papéis principais femininas, enquanto Abdil Juma, Abdul Satar, Tomás Bié, Jorge Vaz, Dias Santana Paulino e Horácio Guiamba interpretam os papeis principais masculinos.

A produção está a cargo da PCI Media Impact e Íris Imaginações sob direcção do Orlando Mesquita, editor principal das grandes produções do cinema moçambicana, que com esta obra inicia-se no radiodrama.

Ouro Negro é a primeira radio-novela de edutenimento de longa duração produzida em Mocambique, que procura estimular o diálogo nas famílias e comunidades de forma a inspirar uma mudança social e de comportamento nas áreas da saúde materno-infantil, nutrição, prevenção do HIV, educação e protecção da criança.

O Programa Mundial de Alimentação, com fundos da União Europeia, juntou-se ao programa, o qual recebe também o apoio técnico de diferentes actores governamentais e não governamentais, nomeadamente os ministérios da Saúde, da Educação, do Gênero, Criança e Acção Social e o Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança– ROSC, entre outros. 

Com Ouro Negro, desenvolveu-se um veículo capaz de atrair uma ampla audiência nacional; de forma regular e de criar um impacto medível no seu bem-estar a um custo sustentável.

As histórias do Ouro Negro são fruto da criatividade e especialização duma equipa de profissionais moçambicanos que desenhou e testou as histórias junto ao público-alvo em vários pontos do país.

Depois de um ano e meio de testes e adaptações, Ouro Negro está pronto para “ir ao ar” e uma equipa de avaliadores externos contratados pelo UNICEF, está pronta para acompanhar a implementação e medir o impacto através de inquéritos quali-quantitativo com a população-alvo.

Ouro Negro estará no ar durante 42 semanas do ano com 84 episódios.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana