Início » Quero traduzir mais contos para o Braille

Quero traduzir mais contos para o Braille

Por admin

A escritora moçambicana, Fátima Langa, também conhecida por avozinha, lançou, no corrente mês, em Maputo, um livro escrito em Braille intitulado “O Leão, a Mulher e a Criança”. Trata-se de uma obra de contos que visa entreter as crianças e adultos portadores de deficiência visual.

O livro tem cerca de 30 páginas, sendo que narra contos infantis, com destaque para uma mulher que consegue dominar as garras de um leão que quis despedaçar uma criança.

Segundo a escritora de literatura, o lançamento daquele livro representa o início da realização dum sonho. Fazer uma literatura infantil abrangente. A alegria com a qual as pessoas receberam este livro deixou-me muito motivada. Por conta disso, pretendo traduzir todos contos, que já divulguei, para o sistema Braille. Acho que será uma oportunidade das crianças e até adultos portadores de deficiência visual poderem ter mais livros de histórias em suas casas.

Mais adiante referiu que o facto de viver a 200 metros duma escola especial, que após efectuar visita constatou que havia problemas manuais de literatura infantil no sistema Braille, a impulsionou a traduzir o livro original, lançado em Março do corrente ano.

Para dar esse passo criou um projecto que falava da necessidade de materializar-se um livro infantil virado a pessoa incapazes de dar-se com a leitura normal. Quando apresentei meu projecto tive apoio de muitas pessoas que disseram, como poderia fazer o livro, que tipo de material era preciso (papel), onde poderia encontrar impressoras Braille, entre outras coisas, disse.

Refira-se que avozinha deseja igualmente obter uma impressora Braille, de modo a produzir mais livros para distribuir em vários locais do país.

Na cerimónia de lançamento, Fátima Langa ofereceu cerca de 30 exemplares da obra à Primeira Dama, Maria da Luz Guebuza, pessoa que considera ideal dado que está muito comprometida com a causa da criança.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana