Início » “Precisamos de aperfeiçoar o modelo

“Precisamos de aperfeiçoar o modelo

Por Jornal domingo

TEXTO DE DALTON SITOE

– Dito Filipe, autor do sucesso “Maria”, advoga que todos os vencedores da maior parada musical do país devem sair da lista dos finalistas

Há dois fenómenos nocivos na sociedade que têm arruinado inúmeras famílias: a infidelidade e a falta de respeito pelo esforço do parceiro. O músico Dito Filipe retrata essas realidades na canção “Maria”, recorrendo a exemplos do quotidiano. Fala do homem que sai para trabalhar e, na sua ausência, a esposa recebe amantes em casa; e, em sentido inverso, da mulher que se sacrifica vendendo na rua enquanto o marido permanece em casa a desviar o dinheiro para sustentar vícios como o consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

Essas situações são abordadas numa linguagem directa e acessível, em língua sena, factor que tem contribuído para o êxito da música, sobretudo na região centro do país, onde a letra é facilmente compreendida. O tema acabou por conquistar uma popularidade fora do comum, circulando intensamente em diversos espaços públicos e privados.

O artista recebeu o domingo no hotel onde esteve hospedado, recentemente, aquando de um espectáculo na cidade de Tete. Num ambiente descontraído, sentado num sofá ao longo do corredor, falou abertamente sobre a música produzida em Sofala, a sua primeira participação no Ngoma Moçambique, as suas origens artísticas e os desafios do concurso. As partes mais relevantes dessa conversa são transcritas nas linhas que se seguem. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana