Artes & LetrasDestaque

Paulina Chiziane recebe título de Doutora Honoris Causa

A Universidade Pedagógica de Moçambique, através da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes atribui, hoje, o título Doutora Honoris Causa à escritora Paulina Chiziane. A cerimónia terá lugar no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, cidade de Maputo, a partir das 15 horas.

De acordo com a instituição, a atribuição do título honorífico ocorre em reconhecimento dos seus feitos na pesquisa literária, cultural e antropológica, pelas actividades de produção e publicação literárias e pelas realizações relevantes, visando o desenvolvimento académico, cultural e de cidadania do país e do mundo.

Recorde-se que Paulina Chiziane é autora de uma vasta obra literária. É a primeira mulher a publicar um romance em Moçambique, em 1990, intitulada11 “Balada de Amor ao Vento”.  Da sua obra fazem ainda parte “Ventos do Apocalipse”, “O Alegre Canto da Perdiz” (2008), “As Andorinhas” (2009), “Na mão de Deus” e “Por Quem Vibram os Tambores do Além” (2013), “Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testamento” (2015), “O Canto dos Escravos” (2017), “O Curandeiro e o Novo Testamento” (2018), entre outras. Recebeu vários galardões, sendo O Prémio Camões (2021) um dos mais emblemáticos reconhecimentos no mundo da literatura!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo