A escritora moçambicana Paulina Chiziane lançou recentemente mais um livro. Intitulado “Por quem vibram os Tambores do Além?”, a obra resulta da escrita conjunta entre Paulina e Samuel Pita. Com o livro, que sai sob chancela da ìndico Editores, os autores revisitam as tradições africanas e seus conceitos, crenças, sistemas de pensamentos e visões do mundo.
Os autores não só chamam a atenção para a valorização da tradição, assim como fazem vários questionamentos. “Se Deus é o único que criou a todos de maneira igual, deu a Moisés o poder da magia, também deu aos curandeiros, o mesmo poder. Por que é que hoje, os curandeiros são condenados e Moisés é louvado?”, questiona Chiziane, acrescentando que na sua obra há uma abordagem sensível, que é a libertação espiritual do continente africano, em especial de Moçambique.
Paulina afirma haver uma opinião negativa sobre os curandeiros africanos. “As pessoas que criticam os curandeiros não conhecem as suas normas e nem os seus princípios. O conceito de “Deus único” saiu de um africano, chamado Moisés, para o mundo. Como é que de repente aparecem religões do ocidente a afirmar que África está nas trevas e os curandeiros são os diabos?”.
Rasta Samuel Pita, o co-autor do livro revela que o livro é espiritual, “porque um dia, dormi e sonhei algo que podia escrever. O que está aqui escrito não veio por acaso”, disse agradecendo o apoio prestado pela mcel.
Por seu turno, o PCA da mcel, Teodato Hunguana, afirmou que sua instituição se sente orgulhosa por estar associada a tão importante obra de Paulina Chiziane e Rasta Samuel Pita, no âmbito da promoção e desenvolvimento da literatura moçambicana. “Já estivemos antes associados à Paulina, noutras obras e fazemos questão de garantir que a mcel continuará a apoiá-la”.