Início » Papel da escola de música é importante para o país

Papel da escola de música é importante para o país

Por admin

A Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi, visitou há dias a Escola Nacional de Música (ENM). Durante a visita, Isaura Nyusi  ofereceu vários instrumentos  musicais aos artistas, reconhecendo o papel preponderante da escola na forma cão do Homem.

Queremos, acima de tudo, com a visita, reconhecer o grande papel que a vossa instituição tem tido na formação de talentos na música”, disse Isaura Nyusi.

Considerando que na música cabe  “a memória de um homem, o lamento de um povo, a paixão e a vida de toda a humanidade, a esposa do presidente disse: “a música, assim como outras formas de arte, é também um meio fundamental para o desenvolvimento humano e para o exercício da cidadania”.

Segundo ela, as artes reforçam a capacidade de criar e desenvolvem uma atitude mais actuante e positiva perante a vida.

 

É por isso que o trabalho que a vossa Escola tem vindo a realizar é tão importante para o nosso País. Convidamos  aos antigos alunos desta Escola e aos demais artistas moçambicanos e parceiros a unirem seu esforço ao da nossa Escola, a fim de tornar possível e acessível o conhecimento musical, bem como a literatura dos nossos cantos e instrumentos musicais tradicionais”.

Do rol dos instrumentos oferecidos constam Trombone de vara, Violino, Baquetas de bateria, Horny Francês, Saxofone Alto Jupter, flauta transversal, trompete, viola, entre outros.

A ENM tem apoio de vários parceiros. Na ocasião, Abílio Soeiro, empresário, disse estarem disposto a prestarem todo apoio à escola. “ Nós vamos fazer tudo ao nosso alcance para apoiar a escola. Desde já pedimos a escola para que elabore uma lista das necessidades pertinentes. Se for para pintar as salas, apetrechar a escola ou comprar instrumentos para que não se repitam, pedimos a informação”.

 

ANTIGOS ALUNOS FALAM DA ESCOLA

A visita da Isaura Nyusi à Escola Nacional de  Música  teve três momentos. O primeiro consistiu na exibição de alguns números de Mbira, Saxofone e piano, assim como Marimba, pelos alunos.

A segunda parte que antecedeu a terceira, de entrega dos instrumentos, foi marcada pelo testemunho dos antigos alunos da escola.

A escola de música mudou a minha vida. A contribuição que faço hoje é um acto de reconhecimento. A visita de Esposa do presidente eleva a moral dos alunos e professores”, disse Moreira Chonguiça, Patrono e antigo aluno.

Fazendo referência aos actuais alunos, Moreira  alertou sobre o futuro que os espera. “ Os alunos de hoje que amanhã serão músicos profissionais e não só, precisam  da integração social. A pirataria toma conta de tudo e o artista sai a perder. Será que temos  um sistema, mecanismo que nos protege deste  mal? Tal como ganha dinheiro um escritor ao vender seu livro, nós queremos vender o disco não pirateado para ganhar a vida”.

Cídia Isabel foi aluna e estudou flauta transversal.  Hoje é professora de música. “A música transformou-me como pessoa e serviu de terapia para mim. Hoje sou cantora e professora. Quando entrei nas escola meus pais queriam que fizesse guitarra. Mas optei pela flauta. Hoje encorajo muita gente a estudar música”.

 Edson Utui, antigo aluno da escola, afirma que inicialmente ia estudar piano, pela preferência do pai. “Optei pela bateria. Hoje sou professor de música e trabalho com uma orquestra clássica. Um dos desafios nossos é mostrar a sociedade que as artes não são apenas elemento ocupacional, correcional. E como diz o Ministro da Cultura e Turismo, não há Estado que desenvolva sem cultura”.

Você pode também gostar de:

1 comment

merchant account sales jobs 26 de Novembro, 2023 - 7:15

magnificent post, very informative. I ponder why the opposite experts of this sector don’t realize this. You should proceed your writing. I’m sure, you’ve a great readers’ base already!

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana