DesportoDestaque

LIGA MOZAL DE BASQUETEBOL SÉNIOR MASCULINO: Costa do Sol e Ferroviário iniciam finais dos “play-off”

TEXTO DE NARCISO NHACILA

O Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo iniciam às 17.30 horas deste domingo, no pavilhão do Maxaquene, na capital do país, a disputa da final dos “play-off” da 46.ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, a Liga Mozal.

Os dois conjuntos reencontram-se na decisão do título nacional, quatro anos depois. Em 2019, o triunfo sorriu para os “locomotivas”, que venceram os “canarinhos” por 3-0, na série de cinco jogos da final.

A final que começa a ser jogada na tarde de hoje é aguardada com enorme expectativa, pois vai consagrar um novo campeão depois de, nas últimas duas edições da Liga Mozal, ter sido o Ferroviário da Beira o grande vencedor.

Outrossim, a decisão do título de basquetebol coloca frente-a- -frente os dois grandes rivais da capital que, nesta prova em particular, têm escrito uma história brilhante, apesar de ter tido capítulos de acções e resultados diferentes.

O Costa do Sol chega à final invicto depois de ter disputado 10 jogos, sete dos quais na fase regular, um nos quartos-de-final e dois nas meias-finais. Bem mais duro foi o percurso do Ferroviário de Maputo, que teve de fazer 11 jogos até chegar à final. No percurso, sofreu três derrotas e ganhou por oito vezes.

A considerar é o facto de, entre os dois finalistas, o Ferroviário de Maputo estar à procura do seu 10.o título de campeão nacional, depois dos triunfos de 1975, 2005, 2006, 2007, 2008, 2011, 2016, 2018 e 2019. Por sua vez, o Costa do Sol luta pelo segundo título nacional, depois da vitória em 2001.

O recordista de campeonatos nacionais é o Maxaquene, que venceu a prova por 19 vezes, mau grado a sua última conquista ter sido no longínquo ano de 2009. (x)

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo