Início » O regresso do leopardo aos palcos de Maputo e Pemba

O regresso do leopardo aos palcos de Maputo e Pemba

Por admin

O músico e coreógrafo moçambicano radicado no Canadá, Casimiro Nhussi, estará em Maputo, em Novembro próximo para fazer o lançamento do seu mais recente disco intitulado “Gweka”, num espectáculo intitulado Cas´Gweka – Passado, Presente e Futuro.O artista irá actuar também em Cabo Delgado, sua terra natal, naquele que será o seu primeiro concerto naquela província.

Gweka (sozinho em Makonde), o disco que já valeu um convites para actuações na Califórnia, EUA, no Soca Reggae Festival, no Afrikadey Festival in Calgary, entre outros eventos internacionais, tem um total de 12 temas, que abordam temas de cariz social, tradição, amor entre outras realidades tipicamente africanas.

Nhussi que nas suas composições faz uma fusão entre ritmos do norte do país, tais como Mapiko, Limbondo, Nganda, e sons modernos, fará ainda uma apresentação de dança com antigos colegas da Companhia Nacional de Canto e Dança, nomeadamente Abacar Mulima e Lulu Sala.

Nesta deslocação a Moçambique, Casimiro Nhussi far-se-a acompanhar pelo percussionista Jay Stoller, que dedicou alguns anos a estudar os tambores tradicionais do Mali e Senegal. Jay é um exímio tocador do djembe.

O álbum a ser apresentado em Novembro ao público de Maputo e Cabo Delgado valeu, uma vez mais, ao músico uma nomeação para os Western Canadian Music Awards, na categoria de disco do ano em World Music, depois de em 2011 “Makonde” ter lhe valido o prémio para o melhor artista africano radicado no Canadá.

O representante de Moçambique para este concurso tem como concorrentes Alex Cuba – “Ruido En El Sistema”; Delhi 2 Dublin – “Turn Up The Stereo”; Ivan Tucakov and Tambura Rasa – “In Concert” e Kalan Wi – “Celebrate”.Os vencedores serão anunciados numa Gala este mês na cidade canadense de Calgary, província de Alberta.

Recorde-se que Casimiro Nhussi, fez em 2011, em Maputo, o lançamento do álbum “Makonde”, num concerto bastante concorrido, realizado no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM). O sucesso do mesmo valeu-lhe um convite do Governo moçambicano para proceder a abertura dos X Jogos Africanos com o tema “Moçambique”.

Casimiro Nhussi iniciou a sua carreira artística como bailarino em 1982, na CNCD, onde mais tarde também desempenhou a função de Director Artístico. Está radicado no Canadá desde 1997 e é actualmente director artístico do Nafro Dance Productions, grupo de dança por si fundado.

Casimiro coreografou dezenas de bailados para a CNCD, sendo de destacar Ode à Paz, Árvore Sagrada, Kulipudya, Raízes, Visão. Coreografou ainda Simbiose, Á volta da fogueira, A Sedução da Esperança, Se as minhas lágrimas pudesse pintar, Adaptação das Espécies, Deixe-me dançar antes de partir, Mapiko, entre outras.

No Canadá, onde reside, continua a dançar e a fazer música. Makonde é o título do seu primeiro disco, onde mistura ritmos tradicionais do povo Makonde e da música moderna produzindo um som típico da chamada World Music.

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana