Início » O prémio conquistado significa que a arte tem valor

O prémio conquistado significa que a arte tem valor

Por admin

Moreira Chonguiça que ganhou recentemente um prémio ao ficar em primeiro lugar no Cotai Jazz and Blues Competition, em Macau- China, afirma que o mesmo simboliza que a arte tem valor.

O saxofonista falava no Aeroporto International de Maputo, logo depois de desembarcar do avião, proveniente de Macau. “Estamos muito felizes e orgulhosos por termos mais uma vez hasteado a bandeira de Moçambique no estrangeiro. E desta vez, foi em Macau – China, um dos mercados que cresce rapidamente e que é por natureza difícil de conquistar”, disse Moreira Chonguiça.

Questionado sobre o prémio, Chonguiça afirmou que o mesmo simbolizava um reconhecimento. “Nós fomos ao festival para tocar. Quando fomos apurados dos doze para os seis finalistas, recebemos a mensagem com satisfação. E no dia da final, demos o nosso máximo. Como sabem, o Jazz é um ritmo que não é nosso. O que é nosso é a Marrabenta, Makara, Mapiko, e outros tantos ritmos e danças. Mas nós fomos  ao palco e, no final, chamaram-nos  para receber o troféu como banda vencedora”.

Visivelmente emocionado, Moreira Chonguiça explicou que o prémio significava que a arte tem valor. “Este prémio que dedico a todos os que muito fazem pela causa moçambicana, pois antes de músicos somos moçambicanos e é o país que nos faz artistas, é uma simbologia de que a arte tem valor. Não podemos continuar a olhar para a arte de forma gratuita. Pois só assim iremos fazer crescer e promover as indústrias criativas”.

Cotai Jazz and Blues Competition decorreu de 9 a 12 de Outubro. Foram seleccionados de 183 bandas que representam 44 países, doze finalistas. Destes foram apurados seis, dos quais The Moreira Project (Moçambique), ficou em primeiro lugar; Old Style Sextet (Estados Unidos da América), segundo lugar; The Northen Governors (Finlândia), terceiro lugar. A banda brasileira Afro Jazz ganhou um prémio especial pela capacidade de animação à plateia.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana