– Armando Mazvaya, autor da “Gramatka dzra Xizronga”, em entrevista exclusiva ao domingo
“Gramática, minha filha, é uma criada da língua e não uma dona. O dono da língua somos nós, o povo; e a gramática – o que tem a fazer é, humildemente, ir registando o nosso modo de falar”, pensamento de Dona Benta.
Facto.
Mas o trabalho dos pesquisa dores contribui concomitante mente para manutenção e va lorização das línguas. Armando Mazvaya fez a sua parte ao lan çar recentemente, em Mapu to, “Gramatka dzra Xizronga”, motivado por factores como a diminuição “substancial” do número de falantes e o risco de desaparecimento, conforme referiu em entrevista exclusiva ao jornal domingo. No seu tra balho, uma questão esteve no centro das atenções: “xinyon dzroma” ou “xinamunhla”? Isto é, o clássico ou o moderno? A resposta depois se tem. Então, acompanhe-se adiante o pen samento deste investigador, formado em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto de Línguas de Maputo em 1990; Licencia do em Tradução e Interpretação Português-Inglês pela Univers idade Eduardo Mondlane (UEM) em 2005; Mestre em Linguística pela University of South Af rica, em 2014, e Doutorado em Línguas, Linguística e Literatu ra pela mesma universidade em 2018. Actualmente, é docente na UEM. “Gramática, minha filha, é uma criada da língua e não uma dona. O dono da língua somos nós, o povo; e a gramática – o que tem a fazer é, humildemente, ir registando o nosso modo de falar”, pensamento de Dona Benta.
Facto.
Mas o trabalho dos pesquisa dores contribui concomitante mente para manutenção e va lorização das línguas. Armando Mazvaya fez a sua parte ao lan çar recentemente, em Mapu to, “Gramatka dzra Xizronga”, motivado por factores como a diminuição “substancial” do número de falantes e o risco de desaparecimento, conforme referiu em entrevista exclusiva ao jornal domingo. No seu tra balho, uma questão esteve no centro das atenções: “xinyon dzroma” ou “xinamunhla”? Isto é, o clássico ou o moderno? A resposta depois se tem. Então, acompanhe-se adiante o pen samento deste investigador, formado em Ensino da Língua Inglesa pelo Instituto de Línguas de Maputo em 1990; Licencia do em Tradução e Interpretação Português-Inglês pela Univers idade Eduardo Mondlane (UEM) em 2005; Mestre em Linguística pela University of South Af rica, em 2014, e Doutorado em Línguas, Linguística e Literatu ra pela mesma universidade em 2018. Actualmente, é docente na UEM.