Artes & Letras

Nutrição e saúde tematizadas em livro

A Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) lançou, há dias, em Maputo, um livro intitulado “Alimentação Saudável ao seu alcance” o qual fornece noções básicas de nutrição e saúde à população moçambicana.

Trata-se de um manual de 88 páginas, que fala dos alimentos, sua importância, hábitos alimentares, grupos de alimentos, noções de higiene, preparação de refeições equilibradas, cuidados a ter na preparação e manipulação dos mesmos, entre outras questões.

Tem igualmente receitas culinárias nutritivas, para além de conduzir a uma maior compreensão da necessidade de uma alimentação adequada à saúde e ao bem-estar geral da população.

Graça Machel, presidente da FDC, disse, na ocasião, que o lançamento do livro é um acto positivo, uma vez que o mesmo traz reflexões que irão obrigar aquela Organização Não Governamental (ONG),a repensar como ela deve abordar os desafios do país referentes a desnutrição crónica. Alimentação Saudável ao seu alcance” vem mostrar que a FDC está presente. Não só recolhemos as receitas como também sistematizamo-las num livro que pode ser usado por muitas outras pessoas, com base nos produtos que estão disponíveis em qualquer comunidade do nosso país”, disse Graça Machel, tendo acrescentado que“para melhorar a dieta alimentar não é preciso ter recursos extraordinários. O pouco que temos, quando preparado em condições apropriadas e se consegue fazer as misturas adequadas, poderá melhorar grandemente o problema de malnutrição”, sublinhou.

Para além de lançar o livro, a FDC sente que tem a tarefa, junto com outras organizações, de criar uma rede de formadores que irão dedicar-se a uma interacção directa com as diversas famílias moçambicanas para ajudar a interpretar toda a informação contida no livro.

Segundo Graça Machel, a FDC está ciente de que a resolução da malnutrição levará um pouco mais de tempo. “Mas esperamos que com uma melhor abordagem, não só com as mães grávidas mas também com as mulheres em idade fértil, comecemos a introduzir a compreensão de que uma boa alimentação é uma condição fundamental para ter se uma criança saudável, que possa ter todas suas faculdades mentais desenvolvidas, frisou.                    

Para a elaboração do manual, a FDC contou com a participação de uma nutricionista que desenvolveu uma pesquisa prévia sobre os hábitos alimentares, disponibilidade de alimentos e recursos materiais dos moçambicanos.  

De referir que o livro é lançado numa altura em que o país enfrenta grandes desafios no que diz respeito a desnutrição crónica, que constitui um dos mais graves problemas de saúde que afecta cerca de metade de crianças moçambicanas.

 Para reverter este cenário, especialista apontam para um pacote de intervenções em todas as áreas ligadas à alimentação, saúde e cuidados da mulher e da criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo