Artes & Letras

Ndjira lança três obras de escritores moçambicanos

A Editora Ndjira  lançou recentemente,  na cidade da Matola, três obras poéticas: Porto das Luzes da autoria de Chagas Levene, Frenesim: Poesia em Pétala de Lume da autoria Eusébio Sanjane e A Mão Invisível que Não é de Adam Smithde Thahula Ndindande, pseudónimo de Semião Cachamba.

Os três livros foram apresentados pelo escritor e Professor Universitário Raúl Calane da Silva.

 A poesia de Chagas Levene é sonora na sílaba, na palavra e melódica no verso. Mais do que a afirmação, é sobretudo, uma busca das suas plasticidades plásticas. As vozes poéticas dos versos que compõem Porto da Luzes configuram de um modo consolidado a sua morada: poesia. O verso polido, reluzente revela cada vez mais, uma das mais notáveis e seguras vozes da poesia moçambicana.

Em Porto das Luzes Levene devolve-nos a esperança, revelando que por muito duras que sejam as nossas quotidianas batalhas, há uma luz acesa em nós. E é certamente nesse porto onde podemos ancorar o barco dos nossos sonhos.

 Frenisim: Poemas em Pétala de Lume, notabiliza-se por ser um livro que dará uma nova frescura, marcando o regresso do autor ao convívio literário nacional. Para Mia Couto, na senda da estreia de Sanjane em livro, constata “a poesia de Eusébio Sanjane surge como um prémio, num momento em que se generalizou um desalento sobre a capacidade das nossas letras se renovarem”.  Sanjane regressa ao convívio da poesia moçambicana, espelhando na sua obra o amadurecimento do labor poeta.

 A Mão Invisível que Não é de Adam Smith não é uma obra que aborda capital económico, recursos naturais. Trata-se da obra vencedora do concurso literário 2010, por ocasião do trigésimo quinto aniversário do Banco de Moçambique. Em A Mão Invisível que Não é de Adam Smith, Cachamba explora uma poesia povoada em grande medida pelas circunstâncias dos anos oitenta, ressaltando a metáfora inquieta da mão invisível. Está é uma obra onde o tema central é a revelação poética do quotidiano.

 Breve Biografia dos Autores e do Apresentador

 Chagas Levene, nasceu em Angoche, Nampula em 1971. É licenciado em Relações internacionais e Diplomacia. Publicou seu primeiro livroTatuagens de Estrelas (2007).Foi um dos fundadores do grupo literário Geração 70, da revista literária Oásis, da União Nacional dos Escritores e é membro da Associação dos EscritoresMoçambicanos. Publicou poemasem diversas revistas e jornais em Moçambique, Portugal, Canadá, Reino Unido e Brasil.

 Eusébio Sanjane, nasceu a 1 de Agosto de 1988. É licenciado em Ciência Política pela Universidade Eduardo Mondlane. Publicou Rosas e Lágrimas(2006). No mesmo ano foi galardoado com prémio "EspecialJovem Il convívio" pela Accademia Internazional Il Convivio de Sicília – Itália. Obteve o segundo lugar do XVI Concurso Nacional de Poesia "Académia Mário Marinho", foi ainda agraciado pelo prémiode melhor escritor de 2007, pela revista Tvzine.A sua obra está publicada em diversas antologias internacionais. É membro da Associação de Escritores Moçambicanos, União Nacional de Escritores, membro correspondente da Casa do Poeta Brasileiro – Cassino -Rio grande do Sul.

 Thahula Ndindande é pseudónimo de Semião Cachamba. Nasceu na Cidade da Beira, Província de Sofala. Trabalhou no Jornal Notícias da Beira a parte de 1976 (hoje Diário de Moçambique). Em Outubro de 1978 foi coordenador cultural da Diálogo. Nos anos 80 muda-se da Beira para a capital do país Maputo para cursar economia na universidade.. O autor tem publicações em Antologias tais como: Poesia de Combate III, As Palavras Amadurecem e Antologia da Nova Poesia Moçambicana.  A obra A Mão Invisível que Não é de Adam Smith é vencedora do concurso literário (poesia),organizado em 2010, por ocasião do 35.º aniversário do Banco de Moçambique, em 2010.

 Calane da Silva foi jornalista, é escritor, poeta, ensaísta, docente de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Pedagógica e ex-Director do Centro Cultural Brasil-Moçambique em Maputo, emérito agitador cultural. É Membro do Conselho Consultivo do MIL: Movimento Internacional Lusófono. Algumas das suas publicadas são: Xicandarinha na Lenha do Mundo (1988), Olhar Moçambique(1994), Gotas de Sol(2006), Lírica do Imponderável e Outros Poemas do Ser e do Estar(2004),O João à Procura da Palavra Poesia(2009).

 A Editora Ndjira, seguindo a sua linha editorial, procura mostrar o que se faz de melhor de Literatura Moçambicana e o exemplo é apresentação destas três obras: Porto das Luzes, Frenesim: Poesia em Pétala de Lumee A Mão Invisível que Não é de Adam Smith.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo