“N´wampfundla – O coelho preguiçosoé o título da peça do grupo M´Beu que vai estrear no próximo dia 21 de Junho, no Teatro Avenida. Inspirada no livro “Contos tradicionais da província
de Gaza” Nkaringana wa Nkaringana – Era uma vez…), a peça é encenada por Félix Mambucho, cuidando a Isabel Jorge e Alfredo Semo, do guarda-roupa. Os actores que participam na peça são: Félix Tinga, Arlete Guilhermina, Sílvia Mendes, e Horácio Guiama. A música está a cargo do Mole, enquanto Alfredo Semo cuida da cenografia, e Mário Tique, da concepção gráfica. A coordenadora e produtora da peça é a actriz e apresentadora de televisão Isabel Jorge.
HISTÓRIA DA PEÇA
N´wampfundlaé uma viagem para o universo até então desconhecido pelas crianças. Em casa do vovô Zeca, as crianças estão cansadas de inventar e reinventar brincadeiras. Sentem a monotonia causada pelas mesmas brincadeiras de sempre. Jéssica, a neta do vovô Zeca descobriu e ganhou gosto pelas histórias contadas pelo avô, mas esta, tem de fazer com que o resto do grupo ganhe o mesmo gosto pelas peripécias do coelho protagonista da história contada pelo avô. Sempre com objectivo de fazer perceber aos netos, o quão preguiçoso e malandro era o coelho, ensina-os como cada um deve-se comportar perante o seu próximo. Ele queria mostrar que a postura do coelho nas histórias que ele contava era errada, que era preciso que eles conhecessem a força do trabalho em grupo e da comunhão de ideias para vencer problemas colectivos e inspirarem-se na energia e na esperteza do coelho para fazerem coisas boas e úteis no seu dia-a-dia.
Jéssica, depois de muito brigar conseguiu que todos ouvissem as histórias do coelho e introduziu a todos no universo das histórias fascinantes da floresta. Eles mesmos decidiram fazer-se passar por animais e de forma divertida encarnam os seus animais preferidos e dão vida há um enorme manancial de histórias, contos na sua maior parte orais, que sem dúvidas, você também já ouviu.