Início » MUZILA, SAXOFONISTA: A prática é a essência do sucesso

MUZILA, SAXOFONISTA: A prática é a essência do sucesso

Por Idnórcio Muchanga

Muzila Xavier Malembe, ou simplesmente Muzila, é um dos artistas que mais se tem destacado actualmente. Apaixonado pelo saxofone, seu instrumento de eleição, quase que nunca desgruda dele. Quando o manuseia, até parece uma extensão do seu corpo.

Nasceu na cidade de Maputo, a 12 de Agosto de 1979. Filho de Matias Xavier, músico, e Ana Piedade, vice-reitora da UniZambeze, Muzila cresceu rodeado de instrumentos musicais. Influenciado pelo pai e pelo tio, Américo Xavier, ex-funcionário da Rádio Moçambique, cedo mergulhou no mundo musical.

Frequentou a Escola de Música. Lá aprendeu a tocar piano e flauta. É um dos mais novos integrantes da Banda Ghorwane e orgulha-se, profundamente, por fazer parte deste agrupamento. Com pouco tempo na banda, já interpretou temas como “O Amor é Fogo” e “Wa vitika”, do álbum Kukavata.

Rejubila pela oportunidade de partilhar o palco com os seus ídolos e por poder interpretar músicas de Pedro Langa e Roberto Chitsondzo.

Aliás, os seus olhos brilham quando se lembra que este ano vai subir ao palco com os Ghorwane para celebrar os 35 anos da existência da banda.

Texto de Pretilério Matsinhe
pretilerio.matsinhe@snoticicas.co.mz
Fotos de Foto de Inácio Pereira

 

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana