Artes & Letras

Músicos chateiam o governo para rever a lei sobre cultura

Os modelos que Moçambique leva para o desenvolvimento Económico não têm nada a ver com a realidade destes pais afirma José Mucavel.

O conceituado músico moçambicano com mais de 40 anos na carreira musical, tendo integrado várias bandas que integravam outros Embondeiros da musica, afirma que a produção artística em Moçambique está atravessar mau momento onde a economia distância se dos fazedores da cultura, pelo que tem que havido braço de ferro entre músicos e governo. Os primeiros exigindo a revisão da lei da Cultura que não têm nada haver com a realidade no processo desenvolvimento económico deste país, é incompreensível a separação económica e cultural tendo em conta que ela educa, mobiliza, une, é um produto, uma identidade e civilização de um povo. Nampula é capital cultural 2012, acolherá o bienal festival da cultura moçambicana é um bom projecto mas lá está como será feita a selecção dos grupos que iram participar? Espero bem que haja transparência no processo de selecção dos grupos, tendo em conta que os fazedores da cultura não têm meios próprios e estão espalhados pelas dez províncias na sua maioria em zonas recônditas, sem meios próprios para custear mínimas despesas. A nossa identidade cultural está no campo, espero que desta vez não iram buscar artistas medíocres para um festival nacional que será transmitido para alem das fronteiras. Para o artista seria vergonhoso Moçambique fazer se representar com musica Pandza, é uma grande oportunidade para lembrar como outras nações tem se representado em eventos de género. Mucavel de pés juntos garante que a musica identitária deste país não está na ligeira mais sim nas zonas rurais, o instrumento que não temos valorizado é tem o som que nos identifica disse.  

Como é que a cultura pode contribuir para o desenvolvimento nacional?

Para Mucavel a Economia de um país depende da cultura, porque ela compreende vários estágios sócias de entre tantos a união, a motivação, identifica e é um produto. Pelo que pode contribuir com as suas realizações a semelhança do festival nacional da cultura que terá lugar em Nampula.

Afinal o que é a cultura?

A cultua é a civilização de um ser, algo que diz respeito a todos nós mesmo os brancos entre nos tem a sua cultura pelo que é algo indispensável na vida de cada sociedade.

Para o caso vertente identificamo-nos culturalmente?

Importa compreender que qualquer um tem a sua cultura que com ela se identifica, caso não tenhamos neste mundo globalizado só podemos aproveitar o vagão da luso fonia.

Quem são as componentes da Cultura?

A cultura são pessoas, é todo que a sociedade precisa para ir para frente, é o miolo para desenvolvimento humano de qualquer país.

No nosso país temos observado estes parâmetros que se refere?

 Primeiro os modelos que levamos para o desenvolvimento deste país não tem nada a ver com a realidade nacional, quer me parecer que na planificação não tem havido esta componente cultura.

 

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo