Início » MÚSICA DO MUNDO COM SABOR A MOÇAMBIQUE

MÚSICA DO MUNDO COM SABOR A MOÇAMBIQUE

Por admin

Trago música moçambicana com mistura de todas as influências, conhecimentos e estudos que fui bebendo pela Europa. Os meus irmãos, também irão interpretar alguns números próprios. Que irá abrir o show é a minha irmã Isabel 

Novellas que está a gravar um disco a solo na África do Sul. Também teremos uma surpresa que acredito vai deitar a casa abaixo, conta-nos Neco.

Será, na realidade, um concerto intimista em que os irmãos – provavelmente a única banda, depois dos “Jackson 5”, no mundo que integra 5 irmãos – irão mostrar todo o seu virtuosismo e talento. Muitas surpresas estão na manga, segundo Neco.

Acrescenta que “vou fazer uma rapsódia de todos álbuns, e também vou tocar algumas músicas que ajudaram-me a ser conhecido em Moçambique. Será bom voltar a ouvir velhas canções sim…”.

Conceito do seu espectáculo… Será no estilo “Musica do mundo com jazz”… world… que significa musica nacional e jazz uma improvisação a mistura do estilo de jazz…. Ele considera-a musica moçambicana distorcida…Pois foi buscando musicas africanas e moçambicanas mais antigas que foram feitas nos anos 40 que também lembram o jazz., Nas moçambicanas usou elementos daquela época; xope com balafone, marrabenta.

 

 Na altura falou também do seu disco “New Dawn” este disco é importante 1 porque foi gravado numa companhia conceituada, estável… está musica está em todo mundo, e teve uma grande promoção. Tem temas que lembram Moçambique nos anos 80n 90, também faz-se referência do tempo de apartheid…

De que forma é que as academias que frequentou influenciaram na sua musica….  

Os estudos influenciaram muito, estudou música clássica, música indiana, jazz. Já não escreve sua música como antes, em que depois de escrever começava a cantar. Actualmente quando escreve procura saber se o texto poderá se encaixar na melodia e que tipo de mensagem a melodia poderá transmitir! Referiu ainda que não fez curso de jazz mais foi colhendo experiências, e descobriu que o jazz é música nossa, isso nota-se na nossa música.

O show está marcado para 20 as 23 no coconuts, as minhas irmãs duas irmãs são convidados pois serão cinco irmão actuaram no mesmo palcos que são casos raros de se encontrar.

 

Este álbum marcou muitas saudades da minha terra, muitas lágrimas, muito amor, e fiz com ajuda dos meus irmãos, isso tornou mais forte a parte emocional…

Trago igualmente o último disco para vender aos interessados, sendo assim poderá entregar a uma loja de musica para estar a venda também no pais…

Voltará mais vez para educar e tocar e dessa forma vai haver informação do que faz no passado.

 

Estudou musica clássica por 10 anos mas não está a fazer… saiu para fortalecer o seu talento e mostrar a musica nacional em outros países… por enquanto vai vivendo lá Holanda, pois já está aprender outro curso de escultura e da aulas, e seminários de musica.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana