O Movimento Solidário do Facebook pretende levar a cabo no próximo dia 23 de Agosto, um concerto musical que visa angariar fundos destinados ao apoio ao conceituado músico moçambicano,
Gabriel Chiau, que actualmente padece de cancro de Próstata e carece de mais de 30 mil meticais, para a compra de medicamentos quimioterapêuticos.
O Movimento Solidário do Facebook (MSFB) é um grupo criado em Janeiro de 2012 com o objectivo de promover acções humanitárias, envolvendo diferentes actores sociais. Através das suas iniciativas o MSFB tem estado a contribuir para a ampliação das estratégias de desenvolvimento sócio-cultural e económico de Moçambique.
Gabriel Chihau
Cabriel Chihau é sem sombra de dúvidas umas das figuras emblemáticas do panorama musical moçambicano. Ao longo de mais de duas décadas de carreira influenciou gerações de artistas musicais e não só. Sempre com um estilo próprio, o autor de “Wena unga Yale”, “A Uni Tenderi” entre outras canções, sempre exaltou ao mais alto nível as potencialidades culturais de Moçambique, como seja; a questão linguística, o retrato as histórias e estórias muito nossas como um povo.
Filho de Ruben Manhatel Chihau e de Lídia Jaquite Ntseco, Gabriel Chihau nasceu n o bairro de Chamanculo, cidade de Lourenço Marques hoje Maputo, em 15 de Novembro de 1939. É o sétimo filho do casal, natural de Calanga, Manhiça.
Fez os seus estudos primários na Missão Suíça e frequentou três anos de um curso industrial de cinco anos. Desistiu porque não tinha mais meios para suportar os estudos, preferindo trabalhar nos Caminhos de Ferro de Moçambique a partir de 1958 como conta-marca (arrumador, separador e contador de mercadorias no porto).
Gabriel Chihau aventurou-se para a música contra a vontade de seus pais e alguns membros da família. Foi Tiago Bila o responsável por esse desvio ao convidar Gabriel para uma sessão musical nocturna no Centro Associativo dos Negros de Moçambique mais tarde Centro de Saúde de Xipamanine.